BNews Agro

Marcos Montes toma posse no Ministério da Agricultura; veja o perfil do novo ministro

Divulgação/Mapa
Após tomar posse no Palácio do Planalto, Marcos Montes recebeu o comando da Pasta de sua antecessora, Tereza Cristina  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Mapa

Publicado em 01/04/2022, às 08h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Marcos Montes assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em cerimônia de transmissão do cargo realizada na tarde desta quinta-feira (31). Após tomar posse no Palácio do Planalto, Montes recebeu o comando da Pasta de sua antecessora, Tereza Cristina.

O ministro exerceu o cargo de secretário-executivo do Mapa desde 2019 e lembrou o convite de Tereza Cristina para formar o time da Pasta em seu discurso. “Em janeiro de 2019 tive uma alegria imensa quando a Tereza me procurou para assumir um cargo tão importante, que é a Secretaria-Executiva do Mapa. Assim, fomos construindo este Ministério e as conquistas foram muitas”.

Natural de Sacramento (MG), Marcos Montes Cordeiro tem 72 anos e é Médico Anestesista e Médico do Trabalho, formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 1975. Possui Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, especialização em Anestesiologia, pela Universidade de Campinas e residência médica, todas pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Mais notícias do agro

O novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi prefeito de Uberaba (MG) por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004. Nesse período, presidiu a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande e foi vice-presidente da Associação Mineira de Municípios.

No Poder Executivo, Marcos Montes também já foi secretário estadual de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais e secretário municipal de Turismo da Prefeitura de Uberaba.

No Legislativo, foi deputado federal por três mandatos seguidos, de 2007 a 2018. Durante sua atuação na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Também foi vice-presidente de outras comissões importantes, como a de Orçamento, e a de Meio Ambiente e a de Minas e Energia.

Exonerações

Nove ministros do Governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram exonerados nesta quinta-feira (31). As publicações foram feitas no Diário Oficial da União. Todos devem entrar na disputa eleitoral de 2022.

A medida segue a Lei de Inelegibilidades, de 1990, a qual define que os ministros que desejam se candidatar precisam deixar os cargos até seis meses antes do primeiro turno. O prazo se esgota no próximo dia 2.

Além dos ministros, também foram exonerados o secretário especial de Cultura, Mário Frias e o presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo.

Confira lista:

  • Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) será substituída por Cristiane Britto, que era secretária nacional de Políticas para as Mulheres;
  • Gilson Machado (Turismo) será substituído por Carlos Brito, diretor-presidente da Embratur;
    Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) será substituído por Marcelo Sampaio, que era secretário-executivo do ministério;
  • Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) será substituído por Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, que era secretário-executivo da pasta;
  • Onyx Lorenzoni (Trabalho) será substituído por José Carlos Oliveira, que presidia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Tereza Cristina (Agricultura) será substituída por Marcos Montes, que era secretário-executivo do ministério;
  • Flávia Carolina Péres (Secretaria de Governo) será substituída por Célio Faria Junior, que era chefe do gabinete pessoal de Bolsonaro;
  • João Roma (Cidadania) será substituído por Ronaldo Vieira Bento, que chefiava a assessoria de Assuntos Estratégicos do ministério;
  • Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) será substituído por Paulo Alvim, que era secretário de Inovação do ministério.

Siga o BNews  no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp