BNews Agro

Ministério da Agricultura retira de mercado 12 lotes de azeite de oliva impróprios para consumo

Divulgação / Pixabay
Produtos não apresentavam a qualidade prevista no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 21/12/2023, às 16h38   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Agricultura determinou recentemente o recolhimento de 12 lotes de azeites de oliva considerados impróprios para consumo. Esses lotes pertencem a dez marcas de oito empresas diferentes e foram encontrados em supermercados, centros de distribuição e estabelecimentos. A decisão foi tomada após análises laboratoriais oficiais constatarem que esses produtos não estão de acordo com os padrões de identidade e qualidade previstos no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.

Esse regulamento tem como objetivo estabelecer critérios para a comercialização do azeite de oliva no país, garantindo um padrão de qualidade e classificação, incluindo amostragem, apresentação e rotulagem, com foco na classificação para evitar fraudes e garantir a segurança da saúde pública.

Os requisitos de qualidade são definidos com base na acidez livre, índice de peróxidos e extinção específica no ultravioleta. O regulamento também esclarece a composição necessária para que um óleo seja considerado azeite de oliva, quais métodos de processamento são permitidos e quais substâncias são relevantes para a saúde humana. Além disso, são normas de segurança relacionadas ao sabor, odor, invasão e transporte.

Quando um produto não atende a um ou mais requisitos, o Ministério da Agricultura pode retirá-lo de circulação ou proibir sua comercialização. A pasta não divulgou as especificidades das inconsistências encontradas nos lotes coletados desta vez, mas alerta que o consumo desses produtos pode representar riscos à saúde. Os azeites apreendidos totalizam 82 mil litros e a recomendação é que sejam devolvidos nos pontos de venda onde foram adquiridos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp