BNews Agro

MPF abre inquérito para investigar origem de gado comprado por frigoríficos; entenda

Divulgação/Abiec
Empresas estão sendo investigadas em inquérito do MPF  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Abiec

Publicado em 28/08/2022, às 15h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar a procedência do gado adquirido por 11 frigoríficos. O objetivo dos trabalhos é, segundo o órgão, identificar se esses ambientes estão sendo abastecidos por criadores de gado de corte que utilizam áreas com desmatamento ilegal, trabalho análogo ao escravo ou terras indígenas e unidades de conservação invadidas.

A empresas estão localizadas no estado de Mato Grosso e são as seguintes: Borges de Carvalho & Cia (Frigonelore); Brasfri; J Renato Blau-ME (Frigorifico 2R); New Beef Company Frigorifico (New Beef); Frigoestrela; Rondonópolis; Nutrifrigo Alimentos; Mataboi Alimentos (Prima Foods); Frisacre Frigorífico Santo Afonso; Monte Verde; Ind. Frigorífica Boa Carne.

O MPF, segundo o portal CarneTec Brasil, está na fase final de análise dos frigoríficos que não assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no âmbito do projeto da Carne Legal.

A partir da identificação da origem do gado, o MPF avalia se a área possui algum tipo de embargo ou alerta de desmatamento e, então, verifica se houve autorização para a supressão vegetal daquele local. Caso não tenha sido autorizada, a área passa a ser identificada como desmatamento ilegal.

“Então nós negociamos com os frigoríficos a assinatura do TAC, para que eles também façam parte do Programa Carne Legal. Inclusive essa é uma demanda dos próprios frigoríficos que já fazem parte do TAC”, disse o procurador da República titular do 1º Ofício Ambiental em Mato Grosso, Erich Masson.

“O objetivo é trazer todos os frigoríficos para dentro do Programa Carne Legal para que todos façam uma análise socioambiental da compra e para que todo mundo fique nivelado, que o critério seja igual para todos”, complementou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp