BNews Agro

Novo protocolo de pastagem ajuda na eficiência da pecuária; entenda

Divulgação / Pixabay
Protocolo objetiva proporcionar maior rentabilidade aliada à nutrição precisa de bovinos  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 29/01/2024, às 12h26 - Atualizado às 12h32


FacebookTwitterWhatsApp

Na atividade pecuária, seja para corte ou leite, um dos principais desafios é aliar eficiência na produtividade, seja no ganho de peso dos animais ou aumento de produção de leite, a uma boa economia de recursos. Entretanto, essa tarefa não é nada fácil, afinal, um dos maiores gastos de uma fazenda pecuária é justamente nos insumos para alimentação.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Para ajudar a classe produtora nesse desafio, a Harvest Agro, empresa do Grupo Wirstchat, com sede em Olímpia-SP, desenvolveu e já disponibiliza ao mercado, o Programa Pasto Forte. Trata-se de um protocolo de adubação de pastagem como o objetivo de gerar ganho de peso de forma eficiente aos animais por meio de pastagens de qualidade, aumentando a oferta de capim e seus níveis nutricionais de forma sustentável.   

Segundo Luiz Vezozzo, gerente de pastagem na Harvest Agro, o programa vem sendo testado há pouco mais de um ano e tem apresentado diversos benefícios aos pecuaristas. Entre esses ganhos, pode-se destacar: o aumento de MS (massa seca) e dos elementos nutricionais na folha, além do custo reduzido em comparação às outras tecnologias. Nota-se também o efeito antiestresse do pasto devido ao o balanço perfeito de aminoácidos livres e ainda a indução de produção de fitoalexinas; hormônios tanino e elignina, resultando em desintoxicação da planta após estresse por herbicidas e seca.

Ainda de acordo com o profissional, nas áreas onde o produto vem sendo utilizado observou-se ainda a maior eficiência e mobilidade de nutrientes favorecendo sua distribuição nas plantas, resultando em pastagens mais saudáveis e produtivas.

“Nosso protocolo proporciona também maior compatibilidade de mistura no pulverizador, melhor enraizamento e arranque inicial, assim as plantas atingem altura superior e geram maior massa de peso com maior lucratividade ao agropecuarista”, destaca.

O Pasto Forte é composto por cinco produtos, são eles: Stimullum, Impact, Pasto Max, Guepardo e o N32. “Podemos dizer seguramente que o nosso programa é o mais completo.  Ele é composto por cinco macronutrientes, sete micronutrientes além da cadeia completa de aminoácidos e extrato de algas que garantem um efeito residual no pós primeiro corte”, diz o gerente de pastagem.

Esse efeito é importante pois, no modelo tradicional onde se aplica somente a uréia, após o primeiro corte pelos animais, perde-se o efeito nutricional das plantas, reduzindo novamente a oferta de pasto. Já utilizando o Pasto Forte o sistema radicular da forragem solta novas radicelas promovendo de forma residual o ciclo positivo da pastagem

Uma outra vantagem do protocolo da Harvest Agro é o resultado rápido, por isso conta com duas aplicações em fases diferentes. “Em 40 dias, é possível voltar os animais no pasto tratado.  A absorção pelas plantas dos nutrientes de nossos produtos é mais eficaz, em função da tecnologia adotada, são poucas as empresas que têm essas soluções foliares”, finaliza Vezozzo.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp