BNews Agro

Pães e macarrão devem começar a ficar mais caros nas próximas semanas por causa da guerra

Arquivo/Agência Brasil
O aumento nas massas, em média, será de 70%; nos pães e bolos industrializados, de 60%  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 14/03/2022, às 11h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) comunicou, por meio de nota, que os preços dos produtos devem subir nas próximas semanas, em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia. Os embarques dos dois países, que respondem por 30% das exportações mundiais de trigo, estão suspensos.

“A disparada da cotação do trigo começa a ser sentida pelos fabricantes nas negociações com os fornecedores, porém existe a entrega de farinha compromissadas em contratos antigos. O que se pode afirmar é que haverá reajustes de preços nas próximas semanas, mas, com o horizonte indefinido, já que a cada notícia da guerra, o preço do trigo no mercado internacional oscila para cima ou para baixo com valores expressivos”, informa a entidade em nota enviada à imprensa.

Matérias relacionadas:

De acordo com a entidade, o Brasil produz menos da metade do trigo consumido e precisa importar grandes quantidades do grão de países do Mercosul, sobretudo da Argentina, do Canadá e dos Estados Unidos.

“A elevação do preço do grão impacta diretamente os valores de produção para os fabricantes das categorias representadas pela Abimapi. Nas massas, em média, 70% do custo é de farinha. Nos biscoitos, o peso é de 30%, e nos pães e bolos industrializados, de 60%.”

A entidade avalia que o consumidor brasileiro deve começar a sentir os efeitos em breve, quando as indústrias comprarão as novas safras.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp