BNews Agro

Planta comum encontrada no Brasil possui composto ativo da cannabis, veja

Foto: Divulgação
Pesquisadores buscam entender a planta brasileira e suas aplicações no tratamento de diversas condições de saúde.  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação
Dan Gama

por Dan Gama

[email protected]

Publicado em 12/05/2025, às 16h00



Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontraram canabidiol (CBD) – composto que é encontrado nas flores de Cannabis – em uma planta comum do Brasil: a Trema micrantamm, arbusto bastante encontrado em várias regiões do país.

O canabidiol, composto ativo da cannabis, tem sido utilizado para o tratamento de condições como epilepsia, dor crônica, ansiedade e distúrbios neurodegenerativos. Popularmente, as folhas da Trema micrantamm são usadas no tratamento de erupções cutâneas por seu efeito analgésico.  

Rodrigo Soares Moura Neto, pesquisador e líder da pesquisa, afirma que o objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a espécie brasileira e avaliar desde sua caracterização genética até os testes de toxicidade.

O pesquisador ainda diz que, para ele, a proposta de identificar na flora brasileira alternativas legais para a produção de canabidiol com finalidade medicinal pode representar a oportunidade de elaboração de tratamentos eficazes com um baixo custo.  

Rodrigo, que também  é professor da UFRJ, contou sobre como é colaborar no avanço da pesquisa.

“Olha a minha expectativa é boa sabe eu tenho expectativa de poder produzir um protocolo, que possa ser usado pelas pessoas de modo a obter o óleo em qualidade e quantidade que possa ser utilizado. Uma coisa que a gente tá precisando e muito é fazer pesquisa científica com esse óleo e se você tem uma maneira de produzir em grande quantidade sem restrição, você vai produzir um óleo purificado – é uma coisa importante. Então, a minha expectativa é contribuir para que a ciência avance nesse sentido e traga o bem-estar”, em entrevista ao portal Cannabis e Saúde. 

Ele explica ainda que "a flora brasileira é muito rica em substâncias bioativas, mas uma pequena fração delas é aproveitada para pesquisa". "O desenvolvimento de tecnologias a partir de recursos naturais do país pode representar um avanço significativo para a saúde e para a economia", disse o pesquisador.

A trema produz pequenos frutos avermelhados e é ali estão concentradas as moléculas de CBD. Diferente da Cannabis, ela é uma planta perene e que floresce todos os anos. A planta também cresce rapidamente, podendo se transformar em uma árvore de 20m de altura quando madura.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)