BNews Agro
Publicado em 28/11/2024, às 08h13 Publicado por Vagner Ferreira
Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que a produção dos grãos de feijão teve aumento de 30% entre os anos de 1974 e 2021, apesar de redução de 39% na área plantada. E o Nordeste é uma das regiões mais importantes na colheita e se destaca na produtividade tanto para a alimentação, quanto para a economia local, conforme informações do portal A TARDE.
O especialista agronômico da Netafim, Warlen Pires, ressaltou a importância do uso de tecnologias para impulsionar a produção, a exemplo de aparelhos de sensores, drones e satélites, para identificar possíveis problemas nas lavouras. "O uso dessas tecnologias facilita o manejo preventivo, além de práticas como a aplicação de agroquímicos por drones, que aumenta a eficiência, reduz desperdícios e evita o amassamento das plantas", comentou à reportagem.
Pires ressaltou também o processo de irrigação por gotejamento como um dos mais importantes para o plantio, pois reduz o desperdício de água “Esse método garante que a cultura receba exatamente o que precisa para crescer forte e saudável. Com isso, é possível reduzir o consumo de água em até 50% em algumas regiões e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade do feijão em até 50%”, continuou.
O engenheiro agrônomo e diretor de Agricultura do Estado da Bahia, Assis Pinheiro, associou o aumento da produção ao bom uso do solo, incluindo exposição adequada à luz solar e possibilitando a realização da fotossíntese e da evolução da planta.
Além disso, o engenheiro falou também do uso de um solo bem drenado, para impedir o acúmulo excessivo de água e danos às raízes.
Já o agricultor do cultivo de feijão, Aidano Cardoso Martins, que realiza o cultivo para o consumo e comercialização em Irecê, cidade na região da Chapada Diamantina, antes considerada ‘capital nacional do feijão’, comentou a combinação entre irrigação e sementes de alta qualidade.
“Plantamos no pivô com uma semente selecionada da Embrapa, que deu muito boa. Parte do nosso plantio foi para o consumo e outra comercializamos. Este ano a produção foi melhor, também devido às chuvas frequentes, e a expectativa para 2025 é ainda melhor, com a La Ninã”, avalia.
Outro motivo que justifica o aumento da produtividade é a diminuição de defensivos químicos, especialmente fungicidas. “Grãos cultivados com irrigação controlada apresentam menos defeitos e maior uniformidade, características que aumentam o valor comercial e facilitam negociações no mercado interno e externo”, explica Warlen Pires.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Classificação Indicativa: Livre
famoso copo
iPad barato
iPhone barato
Baita desconto
Lançamento com desconto