BNews Agro

Produtor cria galos gigantes e já chegou a vendê-los por R$ 6 mil; veja imagens

Reprodução/TV Gazeta
Atualmente o produtor cria as aves apenas como hobby, vendendo apenas ovos, pintinhos, frangos e frangas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Gazeta

Publicado em 15/07/2023, às 15h00   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Galos gigantes já foram vendidos por até R$6 mil em Vargem Alta, no Sul do Espírito Santo. As aves ficam na propriedade de Leonardo Pontini, e eles chegam a medir 1,18 de altura. Além da venda, os seus ovos também são comercializados por 1 mil reais a dúzia.

Os galos chamaram atenção e são da raça Índio Gigante, com pernas longas, pescoço sem penas e se alimentam de capim e também de milho. 

Leonardo cria essa espécie há 17 anos. "Eu já comprei sabendo que eram gigantes, logo quando começaram a vir essas aves para o estado. A origem delas é de Minas Gerais e São Paulo. A gente adquiriu ovos das aves pela internet e eu também comprei aves de outros criadores"; explicou ao Portal G1. 

O menor animal do local, se chama Loki e tem mais de 1 metro. Já o maior ave que o produtor já teve, chegou a medir 1,20m, tamanho próximo ao de uma criança de quatro anos. 

"Meu maior galo hoje tem 1,18m, mas já tive de 1,20m. O Blackout, que tem 1,18m, é um galo preto. Já cheguei a ter 200 aves, mas hoje o custo da criação é muito caro, a ração é cara, e eu também estou trabalhando fora. A gente não tem muito tempo pra cuidar como se deve. Hoje, eu tenho de 25 a 30 aves"; relatou.

re
Arquivo Pessoal// Leonardo Pontini

Hoje, Leonardo vende apenas ovos, pintinhos, frangos e frangas e não mais os galos, já que são considerados da família. "São como animais de estimação, a gente se apega na criação, todos têm até nome", disse. 

Os galos viraram atração da região e muitas pessoas pedem para conhecê-los. Antes as aves eram criadas em grande escala, porém, hoje são criadas apenas por hobby. 

re
Arquivo Pessoal// Leonardo Pontini

"A produção dos ovos começa em agosto e elas põem, em média, 80, 100 ovos por ano. Ovos de tamanho normal, parecido com a galinha comum, mas o desenvolvimento das aves é acelerado, elas são precoces. Enquanto um frango caipira leva 1 ano para chegar ao ponto de abate, se for o caso, a espécie Índio Gigante com cinco meses já dava para abater, já pesaria três quilo e meio, quatro quilos, mas a gente não abate"; finalizou.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp