BNews Pet

Saiba quais são as plantas mortais para cachorro; veja lista

ilustrativa// Reprodução Freepik
Essas plantas estão classificadas em classes de níveis de toxicidade  |   Bnews - Divulgação ilustrativa// Reprodução Freepik

Publicado em 15/07/2023, às 13h13   Cadastrado por Mariana De Siervi



Todo tutor de cachorro sabe que esses bichinhos são curiosos e têm o costume de cheirar todos os cantos, objetos e plantas. Porém, algumas plantas e flores são mortais para os peludos. 

A ICE Headshop realizou uma pesquisa sobre o assunto e compartilhou quais plantas são mortais para os caninos. Eles usaram o guia de classe de toxicidade da Universidade da Califórnia e chegaram em níveis de danos, a partir de classes.

Sendo elas: a classe 1 com a toxicidade principal, podendo causar doenças graves ou morte, 2 com toxicidade menor, podendo causar vômitos, classe 3 que tem cristais de oxalato, podendo irritar a boca, língua e garganta e 4 quatro sendo dermatite, ou seja, que pode causar erupção cutânea ou irritação. 

Confira a lista de plantas e flores mais mortais para cachorros: 

1- Rhododendron: 

Essa planta se encontra na classe 1 com nível de toxicidade que pode causar doenças graves, levando o animal à morte. Ela também é conhecida como Azaléia e pode ser encontrada nas regiões mais frias do Brasil, como Santa Catarina no Rio Grande do Sul e  Campos do Jordão, no estado de São Paulo.

Mesmo com ingestão mínima dessa planta, podem levar os cãozinhos ao atendimento de emergência, principalmente com os de raça de porte menor. 

2- Taxus baccata

Essa planta já é conhecida por sua toxicidade, podendo também levar o animal a óbito. Suas agulhas podem ser fatal para o peludo, principalmente quando não podem ser vistas. Algumas dessas sementes podem ser prejudiciais até para crianças.

3- Hortênsias

Elas estão nos níveis 1 e 4 de toxicidade, podendo ser irritantes e dolorosas, mas potencialmente mortais. Contudo, o cachorro precisa consumir uma quantidade grande de  hortênsias, antes de ser considerado fatal. 

No Brasil, elas também podem ser encontradas no sul do país, como exemplo o Rio Grande do Sul que é onde se encontra a Região das Hortênsias é uma comarca turística, nas cidades Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula, Caxias do Sul.

4- Narcisos

São encontradas classes dois e quatro com classificações de toxicidade "menores" e efeitos de "dermatite". O consumo em grande quantidade dessa planta pode causar algum desconforto ou assaduras nos cachorros. 

Em terras brasileiras, são encontradas no sul e no sudeste do país com o desenterrando bulbos para plantar novamente no próximo ano.

5- Tulipa

As tulipas estão nas classes dois e quatro. São consideradas  levemente tóxicas para animais de estimação e a toxinas são encontradas nos bulbos, onde estão muito concentradas. E se forem ingeridos, podem levar os cães ao veterinário.

Outras: 

6- Hera de classe 2 e 4

7- Plantas de cebola e alho, com classe 2

8- Castanha da índia, na classe 2 

9- Laburno, também na classe 2 

10- Ruibarbo, na classe 3.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp