BNews Agro

Produtores rurais sofrem com fortes chuvas na Bahia, mas já temem estiagem

Divulgação
As fortes chuvas na Bahia atingiram 643.068 pessoas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/12/2021, às 19h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os produtores rurais têm sofrido com as fortes chuvas no sul e sudoeste da Bahia, que dificultam o acesso dos trabalhadores às plantações. Além dos alagamentos, estradas e pontes foram destruídas. As informações são da coluna Painel S.A, da Folha de S.Paulo.

Segundo Suzana Viccini, presidente do Mulheres do Agro Oeste da Bahia, as chuvas impossibilitaram a aplicação de defensivos e prejudicaram a floração. "Se conseguirmos aplicar, vai tudo para o solo e não para a planta", afirma. Produtores projetam queda significativa na próxima colheita.

Os agricultores também temem que ocorra uma forte estiagem após as tempestades, retardando a recuperação das plantações.

Odacil Ranzi, presidente da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia) diz à coluna que, no momento, os esforços estão todos voltados a atender os mais atingidos pelas chuvas, levando alimentos, roupas e produtos de higiene. Depois, afirma Ranzi, o foco será montar uma força tarefa para recuperar as plantações perdidas.

Leia mais: Mais de 50 barragens e açudes já foram vistoriados na Bahia

Cinquenta sistemas de abastecimento de água são restabelecidos em municípios baianos atingidos pelas chuvas

Milhares de vítimas

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta quinta-feira (30), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 37.035 desabrigados, 54.771 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos é de 643.068 pessoas.

Mais um óbito, ocorrido na quarta-feira (29), foi confirmado nesta quinta-feira (30) pela Prefeitura de Ilhéus. Trata-se de um homem de 45 anos, que se afogou no distrito do Rio do Braço, na zona rural do município. As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp