BNews Agro

Rússia interrompe compras de café solúvel e afeta exportações brasileiras

Pixabay
Volume de embarques nos quatro primeiros meses do ano caiu 4,7%, para 1,2 milhão de sacas de 60 quilos  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 14/05/2022, às 11h28   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Entre janeiro e abril, as exportações brasileiras do café solúvel apresentaram uma queda 4,7% menor que o do mesmo intervalo de 2021. O baixo volume é reflexo da guerra entre Rússia e Ucrânia. Com participação de aproximados 13% na pauta exportadora brasileira, os dois países estão entre os dez maiores compradores do café solúvel brasileiro em 2021.

Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), os países envolvidos no conflito importaram 66,5 mil sacas a menos no período, e, em abril, a Rússia interrompeu suas compras. “Considerando que as exportações totais caíram 60,8 mil sacas no quadrimestre, a baixa na performance até o momento se justifica pela quantidade que deixamos de embarcar a essas nações desde o início do conflito", resumiu o diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima, em entrevista ao Valor Econômico.

Com a continuidade da guerra, a cadeia projeta perdas de vendas da ordem de 500 mil sacas neste ano, o que representaria baixa de US$ 100 milhões da receita com exportações. Da lista de 99 países importadores, os EUA destacaram-se entre janeiro e abril, com importações de 235 mil sacas, ou 19,2% do total. Já no mercado brasileiro, o consumo cresceu 1,2% nos quatro meses do ano, para 284 mil sacas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags