BNews Agro

Saiba quem é a agricultora baiana que está em processo de beatificação e pode se tornar santa

Divulgação: Raica Beatriz / Pascom Diocesana de Ruy Barbosa - Acervo Histórico de Maria Milza
Maria Milza viveu em comunidade baiana em que a agricultura predominava  |   Bnews - Divulgação Divulgação: Raica Beatriz / Pascom Diocesana de Ruy Barbosa - Acervo Histórico de Maria Milza

Publicado em 17/04/2025, às 10h50 - Atualizado às 11h40   Publicado por Vagner Ferreira



O processo de beatificação da agricultora baiana Maria Milza dos Santos Fonseca foi autorizado pelo Vaticano, em Roma, nesta terça-feira (15). De acordo com informações do g1, a solicitação foi feita em agosto de 2024 pelo bispo da Diocese de Ruy Barbosa, Dom Estevam dos Santos Silva. A fase diocesana começa em 15 de agosto de 2025, na comunidade de Alagoas, que fica no município de Itaberaba, aqui na Bahia. 

A investigação vai ser conduzida por um tribunal eclesiástico, que ficará responsável por reunir testemunhos, documentos e relatos sobre a vida e as virtudes dela. “Este importante passo nos enche de esperança, pois nos aproxima do momento em que poderemos testemunhar a santidade de Maria Milza, nossa Mãezinha, que partiu para a Casa do Pai em 1993”, informou a Diocese, em nota, conforme a reportagem.

Saiba quem é a agricultora baiana em processo de beatificação:

Maria Nilza nasceu em 15 de agosto de 1923, na comunidade de Alagoas, aqui na Bahia, um local em que a agricultura é predominante, e é a mais nova de 12 irmãos. Desde cedo, ela se destacou por uma vida de oração e solidariedade. Há relatos de que, mesmo em uma situação de poucos recursos, ela dividia o que tinha e caminhava por horas para visitar doentes.  

Além disso, a ‘serva de Deus’ - termo que recebeu após autorização do Vaticano -, realizava trabalhos comunitários, como o de alfabetização para crianças através de valores cristãos.

Sua morte aconteceu em 17 de dezembro de 1993 e seu túmulo, localizado na capela de Santo Antônio, comunidade em que viveu, virou espaço de peregrinação. A casa em que Maria Milza viveu ficou conhecida como Casa de Mãezinha e passou a acolher doentes, romeiros e pessoas em busca de conselhos e orações, além de ser um espaço de preservação da memória, conforme informações do g1.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews