BNews Agro

Vaca bate recorde mundial com produção de 80 kg de leite por dia

NaMídia Assessoria/ Divulgação
Recorde anterior era da vaca Helga FIV TOL com uma média de 78,370 kg de leite por dia  |   Bnews - Divulgação NaMídia Assessoria/ Divulgação

Publicado em 09/05/2022, às 10h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma vaca da raça gir leiteiro, vencedora do 42º Concurso Leiteiro realizado durante a 87ª edição da Expozebu, em Uberaba (MG), alcançou um volume de 80,15 quilos de leite por dia, consagrando-se uma recordista mundial de produção entre animais da raça. O recorde anterior era da vaca Helga FIV TOL, conquistado durante a 19ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro (Expogil), em 2017, com uma média de 78,370 kg por dia.

A vaca, chamada Iluminada Teatro FIV do Fundão, é filha do célebre Teatro da Silvânia, reconhecido como o “Rei das Pistas”, pela capacidade de transmissão de produção de leite. Em 2019, uma outra descendente do touro, a vaca da raça Girolando Marília FIV, chegou a entrar no Guinness World Records como a maior produtora de leite em um único dia, com 127,570 quilos de leite em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP).

Matéria relacionada:

Durante o concurso da Expozebu, que se iniciou no último dia 29 de abril, os animais também foram ordenhados três vezes ao dia. Nesse período, os criadores buscam maximizar os resultados dos animais oferecendo um manejo excepcional. No caso da Iluminada Teatro FIV, uma vaca de 8 anos e quatro crias, a preparação vem acontecendo há um mês. Durante 24 horas por dia, a alimentação oferecida no cocho era substituída por uma nova como forma de aumentar o consumo da vaca e, assim, a sua produção.

Leia também:

Ao todo, 65 matrizes da raça gir leiteiro e 7 fêmeas jovens da raça sindi participaram. Com um histórico de seleção mais recente, de apenas três anos ante quatro décadas da raça gir leiteiro, a raça sindi também registrou recordes no concurso com a vaca Trakina Sindi da Fazenda FTI. O animal alcançou uma produção de 34,58 quilos por dia. O recorde anterior para a raça era de 23,43 quilos por dia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp