BNews Agro

Valorização de terras gera entraves para desenvolvimento agrícola; entenda por que e onde

Divulgação / Freepik
Rápida valorização de terras em zonas rurais do Brasil gera especulação imobiliária  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 04/02/2024, às 12h34 - Atualizado às 13h03


FacebookTwitterWhatsApp

Produtores que possuem terras próximas a núcleos urbanos paulistas estão enfrentando dificuldades para expandir seus negócios agrícolas. O motivo: a alta concorrência tem gerado especulação imobiliária.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo informações do portal g1, as terras estão valorizando muito rápido. “Em 2018, o metro quadrado estava custando R$ 80. Agora, chega a R$ 200, que é mais que o dobro, em apenas cinco anos. Essa inflação no preço está relacionada à especulação imobiliária”.

Ainda de acordo com a reportagem, “a zona rural de Jarinu vem sendo ‘espremida’ pelos condomínios, o que também tem sido comum em muitos outros lugares. Por esse e outros fatores, produtores não estão conseguindo mais áreas para plantar e, assim, não dão conta de atender toda a demanda”.

Dentre as soluções encontradas, a que tem sido mais posta em prática está no estado vizinho. Isto é: produtores estão comprando o que falta de agricultores de Minas Gerais. “O reflexo dessa estratégia é sentido pelo consumidor final. A mercadoria fica, pelo menos, 25% mais cara”, salientaram os proprietários de lavouras em entrevista para o g1.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp