BNews Folia

Carnaval sem cordas é uma tendência, aposta Gilberto Gil

Publicado em 05/02/2016, às 19h51   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)



Em mais um ano de camarote Expresso 2222, o anfitrião Gilberto Gil comemora a procura por convites para o espaço localizado na Avenida Oceânica, na Barra. Em conversa com o Bocão News, o músico tropicalista afirma que não dá para afirmar se a crise econômica tem causado reflexos no carnaval desse ano, mas ressaltou que todos os convites para o Expresso já foram entregues para todos os cinco dias de folia.

Um dos primeiros artistas baianos a desfilar sem cordas no carnaval soteropolitano, Gil diz que as apresentações de Bell Marques e Ivete Sangalo no Campo Grande são exemplos de que esse fenômeno tem ganhado força ultimamente.

"São carnavais mais soltos, com participação mais pluralista, com gente que vem de várias partes da sociedade.  É uma tendência que já vem de muitos anos. Eu mesmo saí em trio sem cordas alguns anos aqui. Hoje em dia, quase que a maioria dos artistas aderiu a esse modelo, ainda que continue fazendo um carnaval mais comercial", ressaltou.

Gilberto Gil também disse discordar dos que rotineiramente classificam o axé como um ritmo em "fim de carreira". "Essas coisas vêm, se tornam muito evidentes, depois desaparecem um pouco, mas nunca totalmente. Você pega os anos todos da versão do axé, tem pelo menos umas cem músicas que surgiram através dos trios elétricos, blocos afros, cantores e cantoras, mas são músicas que estão aí. Todo ano elas voltam. Muitas canções que você ouve hoje no carnaval, apareceram quando muitos foliões eram crianças" defendeu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp