BNews Folia

Sesab apresenta balanço parcial de atendimento no Carnaval de Salvador

Publicado em 06/02/2016, às 19h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que estão prestando assistência aos casos de maior complexidade relacionados com o carnaval foram atendidas, de 18 horas de quinta-feira até 18 horas de hoje (sábado), um total de 42 ocorrências relacionadas com a folia. 
A maioria dos atendimentos foi no Hospital Geral do Estado (HGE), que registrou 26 ocorrências, a maior parte decorrente de agressão física. Em seguida, vieram os hospitais Ernesto Simões Filho e o Menandro de Faria, com respectivamente cinco e seis atendimentos.
TESTES RÁPIDOS
Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais começaram a ser realizados nesta sexta-feira (5) em dois postos montados pela Sesab, na Avenida Centenário e na Avenida Adhemar de Barros. O funcionamento dos postos será até o último dia de carnaval, iniciando sempre às 17 horas. Além dos testes, estão sendo distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre DST/Aids. 
No primeiro dia de funcionamento dos postos, foram realizados 228 atendimentos, sendo 104 em Ondina e 124 na Barra (Avenida Centenário). Em Ondina, foram registrados oito testes reagentes para sífilis e um para HIV. Na Barra, foram nove  reagentes para sífilis e um para hepatite. As pessoas que apresentam testes com reagentes positivos recebem orientações dos profissionais para o início do tratamento.
A partir das 21 horas de hoje, sábado, Porto Seguro também terá um posto para realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais. Na próxima segunda-feira, dia 8, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, visitará o posto de testagem de Porto Seguro.
HEMOBA NO CARNAVAL
Com o slogan “O Carnaval está em nossa veia”, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) incentiva as pessoas a doarem de sangue. Nesta época do ano, aumenta consideravelmente a necessidade de bolsas de sangue e hemoderivados para atender a demanda dos hospitais públicos. Hoje, terceiro dia de carnaval, até 15h, foram cadastrados 63 candidatos à doação e foram coletadas 49 bolsas de sangue e feitos três cadastros de doadores de
medula óssea.
 A Fundação Hemoba fecha amanhã, domingo, e volta a funcionar segunda e terça-feira (8 e 9), das 7h30 às 18h30. Na quarta-feira de cinzas, a unidade abre das às 12 horas e funciona até 18h30.
A equipe da Corregedoria da Sesab visitou até a manhã de hoje, oito unidades de Saúde: hospitais Geral Roberto Santos, Geral do Estado (HGE), Ernesto Simões Filho e Menandro de Farias; Unidades de Emergência de Pirajá, Curuzu e Cajazeiras, e Central Estadual de Regulação. Na oportunidade, as duas equipes responsáveis pela ação registraram 22 irregularidades envolvendo profissionais (falta ou troca de plantão sem autorização). Os profissionais foram notificados.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental está realizando, até o próximo dia 9, no Carnaval de Salvador, ação educativa para prevenção do HIV, AIDS e doenças sexualmente transmissíveis nos hotéis, motéis e similares quanto ao cumprimento da Lei 9.201, de 29 de Julho de 2004 e o Decreto 9.329 de 02 de fevereiro de 2005, que determina que os estabelecimentos citados, instalados no Estado da Bahia, são obrigados a distribuir gratuitamente preservativos aos seus clientes, acompanhados de panfletos informativos acerca dos riscos das doenças sexualmente transmissíveis (DST), AIDS e uso correto dos preservativos. Nos motéis, a entrega do material deverá acontecer no ato de entrada do cliente. Os demais estabelecimentos deverão disponibilizá-lo em suas recepções.
Na oportunidade, os responsáveis pelos estabelecimentos também são orientados quanto à realização de ações de controle do mosquito Aedes Aegypti. De quinta-feira até 10 horas de hoje (sábado), 157 estabelecimentos foram fiscalizados pelas equipes de Vigilância Sanitária. Destes, 83 foram notificados pelo descumprimento da legislação e também pela presença de focos do mosquito Aedes Aegypti. Foram distribuídas 36.432 unidades de camisinhas e panfletos educativos sobre a Lei e sobre o controle do mosquito Aedes Aegypti.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp