BNews Folia

Cerca de 27% das bebidas na Operação Carnaval são reprovadas pelo Ibametro

Publicado em 22/02/2017, às 17h18   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia reprovou 27,6% das bebidas fiscalizadas na Operação Carnaval. Entre elas, marcas de cerveja, refrigerante, suco e cachaça, item que teve maior índice de reprovação.

Realizada de 13 a 15 de fevereiro a inspeção aconteceu em estabelecimentos comerciais como supermercados e mercadinhos de bairro.

 Os produtos que foram reprovados estavam sendo vendidos com a quantidade abaixo do indicado no rótulo, lesando o consumidor. Todas as empresas foram notificadas e deverão responder pelas irregularidades. “Fazemos a fiscalização desses produtos durante todo o ano, mas intensificamos no período em função do aumento do consumo pela população. Estamos de olho nas empresas que aproveitam as festas para aumentar seu lucro prejudicando o cidadão”, alerta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Além disso, as empresas têm até dez dias para apresentar defesa. Não sendo acatada a defesa, o órgão aplica a multa que varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, levando em conta os critérios de reincidência, porte físico, grau de irregularidade e se houve tentativa de impedimento da fiscalização.

Os consumidores podem denunciar produtos suspeitos para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888 (ligação gratuita). Todas as denúncias são apuradas pelo órgão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp