BNews Folia

Casa do Carnaval: museu que conta a história da folia é inaugurado

Roberto Viana / BNews
A Casa do Carnaval funciona de terça a domingo das 11 às 19. O ingresso custa R $ 50 (inteira) e 25 (meia)  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana / BNews

Publicado em 05/02/2018, às 18h54   Chayenne Guerreiro



A maior festa popular do planeta agora tem endereço fixo. Foi inaugurada nessa segunda-feira (5), a Casa do Carnaval, primeiro museu da folia.

O memorial vai funcionar no Centro Histórico, ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé, colada no Plano Inclinado Gonçalves. Restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o museu é fruto de um investimento de mais R$ 6 milhões da Prefeitura de Salvador.

"Estou muito feliz de ver a finalização desse trabalho feito pelo Iphan e pela prefeitura, em poucos meses, para fazer a mais completa Casa do Carnaval. Temos aqui um pouco da nossa historia, muito da nossa cultura, o jeito de ser do nosso povo, contribuição decisiva dos nossos artistas, cantores e cantoras, enfim, tudo isso faz desse lugar muito especial que tenho certeza vai ser visitado o ano inteiro por brasileiros e turistas de outros países que mesmo não podendo curtir os 7 dias ou 10 de Carnaval , nos outros dias do ano passar por aqui para curtir um pouco a historia da festa”, pontuou o prefeito ACM Neto. 

Com quatro pavimentos: o térreo, o primeiro andar, o terraço e o subsolo, a Casa do Carnaval usa da tecnologia e da interatividade, para contar a história da folia em uma viagem com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana. 

Maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, fotos e documentos históricos e dois cinemas onde os visitantes irão poder aprender ritmos da festa caracterizados e com a ajuda de monitores compõe o memorial.  Além disso, o museu vai disponibilizar um livro com 11 textos sobre a festa, organizados pelo pesquisador e professor da Ufba Paulo Miguez. 

A Casa do Carnaval funciona de terça a domingo das 11 às 19. O ingresso custa R $ 50 (inteira) e 25 (meia).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp