BNews Folia

Brados de Lula Livre, Marielle, Bolsonaro e malas de Geddel: veja o saldo político da Mudança do Garcia

Adenilson Nunes/BNews
Música, protestos e criatividade arrastam multidão no bairro  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 04/03/2019, às 13h51   Eliezer Santos e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Irreverência e protesto já são marcas carimbadas da festa intitulada Mudança do Garcia. O tradicional desfile lotou o bairro do Garcia nesta segunda-feira (4), quinto dia do Carnaval de Salvador. A saída dos minitrios e fanfarras iniciaram por volta do meio dia. A estimativa da organização do evento é que cerca de 200 mil pessoas acompanhem o desfile até o Campo Grande, circuito oficial da folia baiana. Políticos, artistas, foliões e moradores do bairro animam a festa que já acontece há mais de 80 anos.

Neste ano, os alvos dos protestos foram o governo Bolsonaro, reformas da Previdência e trabalhista, a gestão do prefeito ACM Neto, o pacote enviado por Rui Costa e aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e até as malas atribuídas ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. Os manifestos de defesa foram direcionados ao ex-presidente Lula e em homenagem à Marielle Franco.

Evento tem mais "Lula Livre" que crítica a Bolsonaro

Protestos velados e explícitos ao Governo Bolsonaro deram o tom ao desfile da Mudança do Garcia. Mas, engana-se quem pensa que o polêmico governo federal, tão criticado pela esquerda seria o protagonista da festa deste ano, o destaque foi protesto a favor do ex-presidente Lula. Camisas, placas, blocos, minitrios reforçaram o pedido "Lula Livre", frase já ecoada em diversos protestos políticos. Um bloco estampava na camisa "Lula Livre", o outro o colocava como "melhor opção para o país".

Uma camisa com a frase " Eu avisei" e algumas laranjas estampadas ironizou o caso envolvendo candidaturas laranjas do PSL, partido de Bolsonaro.

Protesto ironiza negros na Operação Lava Jato

Entre os protestos, uma placa fazia referência ao espaço do negro na Operação Lava Jato. "Negro na Lava Jato. Só tem em posto de gasolina", diz o texto.

Um ano da morte de Marielle Franco

Não faltaram manifestações em lembrança à morte da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), que no próximo dia 14 completa um ano, sem a conclusão do inquérito e identificação dos responsáveis. Na data, o Psol e movimentos sociais farão atos em Salvador e em diversas cidades do país.

No dia 18, o vereador Marcos Mendes (PSOL) conduzirá na Câmara Municipal de Salvador uma sessão em homenagem à ex-correligionária. Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) presidirá também sessão para lembrar a atuação de Marielle às 9h, no dia 14 de março.

51 milhões de Geddel

Sobrou também irreverência e sarcasmo com o ex-deputado e ex-ministro Geddel Vieira Lima, que mantinha um bunker com R$ 51 milhões em espécie guardados em caixas e malas dentro de um apartamento em Salvador. O montante foi comparado à mala que o ex-assessor do ex-presidente Michel Temer usou para transportar pagamento de propina.

"Perto de Geddel, a mala de Rocha Loures virou necesserie", dizia um cartaz.

História - Mudança do Garcia é um dos blocos mais tradicionais e antigos do Carnaval de Salvador. Surgiu em 1959 no bairro do Garcia. A Mudança Do Garcia originou-se com o bloco Arranca Tocos e depois passou a se chamar Faxina do Garcia, antes do nome atual. Há mais de 90 anos, toda segunda-feira de Carnaval mini-blocos e fanfarras levam a alegria e protesto para o circuito Osmar, saindo do final de linha do bairro até o circuito oficial da fola baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp