BNews Folia

Luiz Galvão garante que 97% dos atendimentos nos módulos de saúde são solucionados no próprio circuito

Gilberto Júnior/ Arquivo BNews
De acordo com o secretário municipal de saúde, três mil atendimentos já foram realizados na folia  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/ Arquivo BNews

Publicado em 04/03/2019, às 17h20   Fernanda Chagas e Brenda Ferreira


FacebookTwitterWhatsApp

Três mil atendimentos já foram realizados nos módulos de saúde montados nos circuitos da folia, até a manhã desta segunda-feira (04). É o que afirma o secretário de saúde do município, Luiz Galvão.

Em entrevista ao BNews o titular da pasta disse que os números de ocorrência diminuíram. “Nós tivemos uma redução de atendimento. No dia de ontem (3), diminuição de intoxicação alcoólica de 8%, redução de intervenções com arma branca de quase 36%. Então, a saúde tem se comportado bem pelo número de pessoas que a gente tem na rua, muito mais do que ao ano passado”.

Luiz Galvão ainda garantiu que 97% dos atendimentos são solucionados, nos próprios circuitos, sem precisar encaminhamento sequer para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “São 10 módulos, com 130 leitos, cada módulo desse tem um leito de estabilização se o caso for mais crítico ele é estabilizado ali mesmo e é encaminhado para a rede de referência estadual”.

Ainda conforme o secretário, apenas 3% dos pacientes foram encaminhados para os leitos do estado. “Muitos pacientes estão sendo encaminhados para nossa própria rede. Para UPA de Brotas e para UPA dos Barris, que são mais próximos [do circuito Dodô] então, na data de ontem (3), apenas 22 pacientes foram encaminhados para o HGE [Hospital Geral do Estado]”.

Dados da secretaria - Do total dos três mil atendimentos, 16% foi de assistência a turistas, o que corresponde a 478 pessoas. Em relação aos cinco dias de carnaval de 2018, houve aumento de 25,8% de viajantes atendidos.

Quanto às transferências, 3% do total de pacientes foram removidos para as unidades de retaguarda como HGE (33), UPA Vale dos Barris (17) e UPA Brotas (11), principalmente. Os principais motivos foram avaliação especializada (50), radiológica 13) e tomográfica (10).

Serviço – Os postos do circuito Barra/Ondina (Sabino Silva, Ademar de Barros, Morro do Gato, Farol da Barra e Shopping Barra), do circuito Campo Grande (Piedade, Montanha, TCA e Politeama) e do circuito Batatinha (Terreiro de Jesus) mantém o funcionamento ininterrupto até esta quarta-feira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp