BNews Folia

Presidente do Gandhy reclama de patrocinadores para o Carnaval: eles se voltam para 'os grandes nomes'

Vagner Souza/BNews
Associados do afoxé realizaram na manhã deste sábado (4) a caminhada de entrega do Presente de Oxum  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 04/01/2020, às 13h25   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Em conversa com o BNews durante a caminhada de entrega do Presente de Oxum, na manhã deste sábado (4), o presidente do bloco Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira, se queixou do enfoque dado pelos patrocinadores de blocos de Carnaval aos "grandes artistas".

O presidente ressalta que o Filhos de Gandhy realiza uma média de 13 eventos durante o ano com recursos próprios, mas para o Carnaval o afoxé enfrenta dificuldades no financiamento. "A gente conta com apoio do governo e da prefeitura", explica.

Em busca de outros patrocinadores, o presidente faz críticas à inciativa privada. "As empresas se voltam muito para os blocos de grandes nomes como Ivete, Claudinha Leitte e Bell, e esquece que tudo isso [o Carnaval] começou com essa afrodecendência, porque somos [os blocos afro] a fonte de toda a inspiração pra que esses grandes artistas, como Daniela Mercury, Carlinhos Brown..., venham beber dessa fonte e façam sucesso em todo o mundo", argumentou.

Associados do Filhos de Gandhy realizaram deste sábado (4) a Caminhada e Presente de Oxum. O cortejo partiu da sede do afoxé no Pelourinho, percorreu ruas do Centro Histórico, passando pelas praças da Sé e Municipal, e seguiu até o Dique do Tororó, onde o presente ao orixá foi depositado.

"Seguindo o calendário religioso, Oxum é quem abre os trabalhos. Todo primeiro sábado do ano nós fazemos essa caminhada. Agora, vamos trabalhar para o Bonfim, Rio Vermelho, os ensaios e vamos fazer o nosso grande Festival da Paz e o momento apoteótico, o Carnaval, que vem com grandes surpresas, reverenciando os orixás Obaluaiê e Omolu, deuses da cura e da doença", antecipou Gilsoney.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp