BNews Folia

Vovô do Ilê classifica como ‘baque’ perda de apoio financeiro do Estado para o Carnaval

Divulgação/Ilê Aiyê
Essa é a primeira vez que a gremiação fica sem o valor concedido por edital   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ilê Aiyê

Publicado em 06/02/2020, às 11h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O bloco afro Ilê Aiyê não conseguiu cumprir todos os quesitos de seleção do edital do Ouro Negro 2020 e perdeu o apoio financeiro de R$ 300 mil para o Carnaval deste ano. Em entrevista ao BNews, o presidente do bloco, Vovô do Ilê, explicou com detalhes o problema. “Nós estávamos com a certidão municipal vencida no período de inscrição do edital. Tentamos recurso, mas não cabe mais. Foi um ‘baque’ já que participamos todos os anos dessa seleção e essa é a primeira vez que vamos ficar de fora”, destaca.

Apesar do contratempo, Vovô do Ilê confirma a presença do bloco durante os desfiles da folia 2020. “Vamos pedir empréstimos aos parceiros, nos bancos, mas vamos sair com o bloco sim durante o Carnaval. É um prejuízo grande de recursos que estávamos contando, mas vamos conseguir sair sim”, afirma.

A assessoria da Secretaria de Cultura da Bahia informou que a reprovação do Ilê Aiyê na 13ª Edição do Edital do Ouro Negro é baseada na não regularização do item H-4.2 – Certidão de regularidade com a Fazenda Municipal. O Ilê recorreu e  foi indeferido. O certame deste ano teve 100 entidades inscritas, que na primeira fase foram classificadas 66 agremiações; e após fases de recursos, ao final do processo foram habilitadas 51 entidades. 

Ainda de acordo com a pasta, a 41ª Noite da Beleza Negra tem patrocínio do Governo do Estado, através do programa Fazcultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia devido apresentação correta e no tempo hábil da documentação solicitada no edital. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp