BNews Folia

De buzu a mototáxi: Confira esquema especial de transportes para o Carnaval de Salvador

BNews
São esperados 854 mil visitantes em Salvador durante a folia  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 11/02/2020, às 11h52   Aline Damazio



Os foliões no período do Carnaval contarão com serviço especial de mobilidade durante os dias de festa, de 20 a 25 de fevereiro.

Os ônibus, motaxistas, elevador e planos inclinados funcionarão em esquemas diferenciados para atender a demanda esperada durante os seis dias de festa. Segundo a prefeitura de Salvador, são esperados 854 mil visitantes no período da folia momesca.

O BNews mostra o funcionamento de cada equipamento de transporte na capital da Bahia. Não perca o horário do seu trio predileto e se prepare para cair na folia.  

Confira:

Ônibus
Das 400 linhas, cerca de 90 estarão em operação especial 24h horas para garantir a oferta de transporte, principalmente, na madrugada. Isso acontecerá durante todos os dias da festa.O serviço de transporte coletivo de Salvador funcionará com frota total, com cerca de 2.300 veículos. 

No período com menos usuários, das 5h às 13h, a frota das linhas atuará com 50% dos coletivos. De 13h01 às 21h, a frota vai operar com 60% dos carros. Já no horário de maior pico, das 21h às 5h, serão disponibilizadas 70% da frota para atender aos foliões. 

A partir de quinta-feira (20), quando inicia o Carnaval, o atendimento de 26 linhas até a Estação da Lapa, entre 0h até 4h. Após esse horário, quando o metrô volta a operar, as linhas retomam seu atendimento normal.

Expresso
Baianos e turistas terão também como opção de transporte para o Carnaval o serviço Expresso Carnaval. Os ônibus exclusivos para a folia sairão do Salvador Shopping, do Salvador Norte Shopping e do Shopping Paralela a cada 20 minutos sem paradas no percurso, com funcionamento das 13h às 6h e frota de 55 veículos. O valor da tarifa será R$ 12 por trecho e por pessoa, dando direito a estacionamento nos centros de compras. O cartão de acesso custa R$ 5, podendo o usuário recarregá-lo e utilizá-lo quantas vezes quiser. 

Serão disponibilizadas mais de 2 mil vagas de estacionamentos. Vale ressaltar que qualquer cidadão pode acessar esse serviço e não apenas aqueles que deixarem seus carros estacionados nos pontos de acesso. O Expresso Carnaval possui cinco linhas: Salvador Shopping – Ondina, com parada em Ondina, no ISBA; Salvador Shopping – Barra, com parada na Avenida Centenário; Salvador Norte Shopping – Barra, com parada também na Avenida Centenário; Salvador Norte Shopping – Garibaldi, com parada na Avenida Anita Garibaldi, e Shopping Paralela – Barra, com parada na Avenida Centenário.

Metrô
Os foliões que utilizarão o metrô no período do Carnaval poderão usar o equipamento por mais tempo, já que o horário será estendido por duas horas, das 4h30 à 1h30, entre os dias 22 e 26 de fevereiro. O funcionamento padrão é de 5h às 0h.

O equipamento funcionará pelo período máximo, já que são recomendadas três horas diárias para a manutenção.


Mototáxi 
Serão mais 1.500 mototaxistas credenciados em seis pontos de embarque e desembarque, que funcionarão 24 horas nas proximidades dos circuitos. Eles ficam no Politeama (bolsão do lado esquerdo ao Ponto de Táxi); Praça Cairu (estacionamento Zona Azul em frente ao Elevador Lacerda); Vale do Canela (sentido Terminal da França); Centenário; Avenida Garibaldi (saída da Adhemar de Barros) e Avenida Oceânica (estacionamento do ISBA).

Táxis
Toda a frota de táxi de Salvador estará em operação no período do Carnaval. Os 7.200 veículos estão autorizados a utilizar a bandeira 2 a partir das 18h do dia 20 até as 12h da Quarta-feira de Cinzas (26).  

Elevador e planos inclinados 
O Elevador Lacerda funcionará de forma gratuita a partir da 6h do dia 20 até às 23h do dia 26 de fevereiro. 

O Plano Inclinado Liberdade - Calçada também será gratuito nesses seis dias, das 7h às 22h. Contudo, o folião deve ficar atento aos horários de funcionamento do Plano Inclinado Gonçalves que que deverá operar apenas nos dias 20 e 21, das 7h às 18h, retomando suas atividades na Quarta de Cinzas, às 12h, e o Plano Inclina do Pilar, por sua vez, irá operar apenas nos dias 20 e 21, das 7h às 18h, retomando suas atividades na Quarta de Cinzas, às 12h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp