BNews Folia

Prefeitura lança campanha de combate a importunação sexual para o carnaval 2020

Vagner Souza/BNews
Rogéria Santos, titular da SPMJ, salienta que a ação de conscientização conta com peças publicitárias produzidas em três línguas diferentes  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 20/02/2020, às 11h18   Victor Pinto e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), lança na manhã desta quinta-feira (20) a campanha de combate a importunação sexual durante o carnaval 2020.

Ao BNews, a titular da SPMJ, Rogéria Santos, salientou que a ação de conscientização a respeito do tema conta com peças publicitárias produzidas nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, para contemplar turistas e foliões locais.

Em vigor há dois anos, a Lei de Importunação Sexual visa proteger mulheres e homens contra assédios em espaços públicos - inclusive eventos de grande adesão popular como o Carnaval.

"Estamos trabalhando essa campanha desde novembro, com a capacitação dos rodoviários. Ela é uma campanha continuada", explica. Passar a mão ou se esfregar no corpo de outra pessoa sem consentimento - bem como beijar alguém a força - são atos que podem ser enquadrados na legislação. 

Santos explica que a categoria foi escolhida como um dos alvos prioritários da campanha porque era importante preparar esses profissionais para receber o público que participará dos dias de folia. 

No processo, mais de mil rodoviários foram capacitados sobre a importunação sexual. "Eles viraram meio que guardiões das mulheres no transporte público", avalia. 

A secretária afirma que a campanha conta 180 linhas de ônibus circulando com material da campanha sendo exibido no Bus Tv - além de outdoors, busdoors e material promocional espalhado pelo circuito do carnaval.

Parte da ação também inclui equipes a posto no aeroporto, no porto da barra. "Onde há turistas e cidadãos se dirigindo para o carnaval, todos eles tem sido conscientizados", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp