BNews Folia

Presidente da Limpurb anuncia "passarela" para dar visibilidade a trabalhadores da limpeza no Carnaval

Roberto Viana/ BNews
Funcionários do órgão vão desfilar com vassouras e roupas chamativas nos dois principais circuitos  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 20/02/2020, às 20h19   Aline Reis e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Marcus Passos, presidente da Limpurb, anunciou nesta quinta-feira (18) uma ação inédita para o Carnaval deste ano. Serão as "passarelas", espécies de bloco carnavalesco com funcionários do órgão, que desfilam animados com vassouras e contêineres.

"Esse ano a gente trouxe duas passarelas novas, uma no Farol da Barra até o Cristo, outra do Cristo até Ondina. São três equipes, uma no Campo Grande, duas na Barra. A gente trouxe para ajudar na limpeza e abrilhantar ainda mais os circuitos", explicou em entrevista ao BNews.

Com um uniforme na cor verde-limão, o objetivo da ação é dar visibilidade aos trabalhadores, que tanto se esforçam para manter a cidade limpa e organizada durante os dias de folia. Normalmente eles não são percebidos pelos soteropolitanos e turistas, já que o trabalho principal fica no fim da festa. No dia seguinte, todos veem uma cidade sem lixo, "como se nada tivesse acontecido no dia anterior".

"A Limpurb é um órgão importante na cidade de Salvador, mas não é vista porque só entra no final da festa. Nosso papel é deixar a cidade organizada para, no dia seguinte, o folião que acordar ou o cidadão soteropolitano que não esteja curtindo o carnaval, acorde e veja a cidade como se nada tivesse acontecido no dia anterior", declara.

A ação, segundo o secretário, já é um sucesso entre os funcionários: "As equipes ficam no entusiasmo de vir para o carnaval, porque realmente é um trabalho bem gratificante pra eles e pra cidade inteira".

O presidente do órgão acrescentou ainda outra novidade, com relação aos tonéis de lixo espalhados pelos circuitos, que já foram testados no Rio Vermelho no último dia 2 de fevereiro. É a primeira vez que são instalados equipamentos do tipo no Carnaval, e a primeira experiência indica que deve reduzir bastante o resíduo descartado no chão.

Outra medida, esta que será repetida todos os dias, é a de distribuir sacos de plástico para os vendedores ambulantes. Eles foram orientados por profissionais da área de educação ambiental para ficarem cientes do melhor jeito de guardar e descartar o lixo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp