BNews Folia

Arany Santana interrompe Rui Costa para defender Olodum: "Vítima do Comcar"

BNews
Quando Rui começou a argumentar que o bloco deveria ter mais cuidado em relação a envio de documentação, a secretária o interrompe  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 22/02/2020, às 08h50   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária de Cultura do estado, Arany Santana, interrompeu o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para defender o bloco afro Olodum - que comemora 40 anos de bloco neste Carnaval -, durante reunião a portas fechadas na sexta-feira (21), realizada em uma sala da Casa do Olodum, no Pelourinho. O BNews teve acesso ao áudio do encontro.

Quando Rui começou a argumentar que o bloco deveria ter mais cuidado em relação a envio de documentação, a secretária o interrompe. "Não, não, de jeito nenhum. O Olodum foi vítima de desorganização do Comcar [Conselho Municipal do Carnaval de Salvador]. O Olodum nunca teve problema de documentação, mas, uma vez ou outra, certidão vencida acontece. Isso não pode vitimar o estado, que é culpado disso", retrucou.

O Olodum chegou a ser inabilitado na primeira fase do edital Carnaval do Ouro Negro, do governo do estado. Porém, mais tarde, o bloco conseguiria o apoio, por meio de decisão judicial.

Já o Ilê Aiyê não conseguiu patrocínio por meio do edital, por problemas na documentação. Em coletiva de imprensa, Rui chegou a afirmar que o apoio poderia vir de recursos alternativos, como a iniciativa privada.

Arany ainda diz que o procurador-geral da Bahia, Paulo Moreno, já tomou as providências para punir o orgão municipal.

A autorização de documentos pelo Comcar, como dias do desfile, percurso do bloco, é um dos critérios para os blocos afro receberem patrocínio por meio do Ouro Negro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp