BNews Folia

Petrobras anuncia patrocínio do carnaval de Salvador

Imagem Petrobras anuncia patrocínio do carnaval de Salvador
Entre os investimentos na festa oficial, nos blocos afros e em artistas independentes a estatal vai colocar R$ 10.7 mi na folia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/02/2012, às 16h12   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Petrobras vai investir R$ 10.7 milhões no carnaval deste ano. A estatal dividiu os patrocínios em três frentes: a cota Master com prefeitura (3 milhões de reais), os blocos afros e artistas independentes, que recebem o restante da verba (7.7 milhões).

De acordo com o gerente de comunicação da companhia, Darcles Andrade, a manutenção das parcerias e ampliação dos investimentos são frutos de uma política de valorização da cultura brasileira que precisa ser projetada cada vez mais.

O anuncio oficial dos investimentos foi feito durante almoço realizado na churrascaria Fogo de Chão na última segunda-feira (13). Marcaram presença no evento artistas consagrados do carnaval baiano, tais como, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Armandinho, Ricardo Chaves, Magary Lord, Viviane Tripodi, Faustão.

Paz

Após a greve parcial da Polícia Militar e as discussões sobre a realização ou não do carnaval, os discursos destes artistas soaram uníssono. Ao serem questionados sobre as expectativas, todos colocaram a “paz”como a prioridade para a festa popular.


“A gente tinha fé de que tudo seria resolvido. O que esperamos é que tudo mundo possa ir para a festa desarmado. O carnaval não é apenas dos blocos afros ou dos grandes blocos. O carnaval é de todos nós”, disse Vovô do Ilê Aiyê.

No mesmo caminho a foi a mensagem de Armandinho. “Eu sabia (que iria acabar a greve). Vamos fazer um carnaval de muita paz, de peito aberto, vamos brincar e curtir a maior festa do mundo”, convocou o instrumentista da família Macedo.

Armandinho comemora os 70 anos da guitarra baiana. Para ele, a cultura do trio elétrico que tomou conta “do mundo” só foi possível por causa da guitarra baiana. “Em 1942 começou essa história, a história da guitarra e do trio. Não existe como pensar em festa de rua, com multidão, sem trio elétrico”.

Moraes Moreira vai para a rua com um trio especial, trio Sonhos Elétricos. Antes disso, estreou, como ele próprio confidenciou, nas festas pré-carnaval, nos ensaios. No clube dos Fantoches, localizado no Largo 2 de julho, o novo baiano arrastou uma multidão para os seus dois shows, mesmo com a greve da polícia.

“Eu sabia que dava para fazer. Pedi uma segurança extra, mas, até onde sei, não houve nada. Isso é um sinal de que o carnaval é nosso. É o carnaval de quem quer brincar, do pipoca, de quem não tem dinheiro”, comemorou Moreira.

Com o trio “O Bicho Sustentável”, Ricardo Chaves comemora seus 31 anos de carnaval. O compositor leva para o carnaval a proposta de sustentabilidade. Recentemente, Chaves escreveu um artigo contundente criticando os rumos que o carnaval estava tomando.

Ele ressaltou a importância de se resgatar a festa na Avenida. “Temos um indicativo, é uma tentativa de valorizar novamente esta parte fundamental do nosso carnaval. Nós artistas temos esta responsabilidade também”.

O ilustre torcedor do Bahia também destacou a qualidade dos trios que este ano vão desfilar sem cordas. “Os artistas sempre foram bem escolhidos, mas os trios não eram bons. As pessoas sabem disso. Este ano parece que a coisa vai mudar”.

Novo neste cenário, apesar dos 10 anos de estrada, Magary Lord estava eufórico. Para ele, este vai ser um carnaval especial. O músico, que tem sua iniciação musical em instrumentos percussivos, está preparando para trazer os seu estilo Black-Semba para dois dos circuitos da folia.

“O carnaval representa alegria, diversão e a paz dentro de cada um. Vamos juntar isso tudo e misturar para fazermos uma festa inesquecível”, defende Magary. Na sexta, o cantor traz músicos angolanos para o trio. Já no sábado, vai acompanhado de Lazzo e Peu Meurray.

Fotos: Roberto Viana // Bocão News
Nota originalmente publicada às 16h30 do dia 13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp