BNews Folia

Dicas para brincar o carnaval com segurança

Publicado em 17/02/2012, às 07h45   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Carnaval já chegou e os foliões não veem a hora de cair na folia, que começa oficialmente nesta quinta-feira (16). Para evitar que a festa se transfome em algo desagradável, a Polícia Civil dá dicas de como aproveitar a folia com segurança. O cuidado pessoal é o primeiro passo para agir conforme as orientações da polícia.

Confira as dicas:

- Não saia com joias e aparelho celular, principalmente no bolso.
- Esteja sempre acompanhado de outras pessoas.
- Evite parar o carro e andar em lugares desertos.
- Mantenha-se afastado de brigas e não banque o curioso para saber o que está acontecendo.
- Evite andar com carteira fazendo volume no bolso, saia apenas com um documento de identificação e pouco dinheiro.

- Evite circular com os originais de documentos pessoais, cartões de crédito, talões de cheque, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras e outros objetos cobiçados por marginais.
- Em caso de ser vítima de alguma ação criminosa, não reaja e entre imediatamente em contato com o 190, informando as características da pessoa e a direção que ela tomou.
- Se perceber que o ambiente está tenso, saia do local.


Segundo a polícia, o folião pode colaborar com o trabalho da polícia nas ruas, denunciando à patrulha da PM ou ao Posto Policial Integrado (PPI) mais próximo quando perceber a atuação de algum assaltante.

Nos dias de Carnaval, a Polícia Civil mantém nos grandes circuitos um grupo especializado de policiais, intitulado Força e Reação. São 11 equipes compostas de 17 policiais do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) presentes nos principais pontos da festa, identificando os marginais e retirando-os de circulação. Os infratores agem, sobretudo, durante a passagem dos trios elétricos mais concorridos.

De acordo com o delegado do DCCP, Cleandro Pimenta, ao deixar os originais de documentos pessoais, talões de cheque e cartões de crédito em casa, o folião se previne contra problemas futuros. Muitos desses documentos, quando furtados, são vendidos para estelionatários, que os utilizam para aplicar golpes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp