BNews Folia

Tema de Carnaval do Ilê empolga políticos

Imagem Tema de Carnaval do Ilê empolga políticos
Negro do Sul – Lá também tem. Vice-prefeito, Edvaldo Brito e ministra Luiza bairros comemoram a escolha   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/02/2012, às 02h14   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O tema escolhido pelo Ilê Aiyê para o carnaval deste ano “Negros do Sul – Lá também tem” foi elogiado por todos os presentes na cerimônia de saída do bloco na noite de sábado (18). A secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial foi uma das maiores defensoras da proposta da instituição do Curuzu.

Em conversa com a reportagem do Boão News, a ministra, que é do Rio Grande do Sul, revelou que a sua pasta teve participação nos contatos feitos pelo Ilê com outras instituições da região. Para ela, o tema representa uma vitória e deve ser projeto para todo o país.

“Eu acho importante esta escolha do tema para evidenciar que a presença negra se dá em todas as regiões brasileiras, inclusive no sul, que é tida como uma região que é predominantemente de tradições europeias. Os negros, apesar de minoria, estão lá, contribuindo para economia e para a cultura daquela região. Acho que com este tema o Ilê ajuda o Brasil a pensar a questão da sua diversidade social como uma coisa que diz respeito a todo o território nacional”.

O vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), que como faz questão de ressaltar viu o Ilê nascer a 40 anos atrás, não conversou sobre política na casa que será eternamente a de Mãe Hilda. Para Brito religião é religião. Neste sentido, fez questão assinar embaixo da avaliação de Luiza Bairros.

“Eu acho que Vovô e todos foram muito felizes em escolher este tema. Devo lhe dizer que quando o Ilê, há cinco anos, homenageou os 25 negros mais importantes do mundo e por uma questão de gentileza me incluiu, durante o ano todo foram feitas ações no sentido de projetar o tema. Não ficou restrito ao carnaval. Então, o tema escolhido agora é importante e acredito que vai gerar um grande debate entre as regiões do país”.

O secretário estadual da Cultura, Antônio Rubim, também fez coro com os outros dois. Assim como todos que conversaram, mesmo que informalmente, com a reportagem do Bocão News. Em recente entrevista a este site, o rapper paulista, Criolo, que gravou um clipe com o Ilê Aiyê para o projeto da Petrobra “Que Bloco é esse” fez questão de ressaltar que o bairro da Liberdade não é diferente do Grajaú, localidade que mora em São Paulo. E que as pessoas e a cultura também são parecidas. O diretor do Ilê, Edmilson Lopes das Neves, declarou: “O Ilê é o respeito ao outro. Este é o grande legada de Mãe Hilda”.


Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp