BNews Folia

Saiba como fica o trânsito no Carnaval

Publicado em 08/02/2013, às 10h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Para garantir a mobilidade urbana com segurança e conforto para os foliões durante o Carnaval, a Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), vai realizar desta quarta-feira (6) a Quarta-feira de Cinzas (13) a Operação do Carnaval 2013, para disciplinar o tráfego de veículo durante a folia momesca. Serão promovidas as  alterações na circulação e estacionamento de veículos, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro), no período da festa.

Fica proibido o estacionamento de veículos das 14h de quarta-feita (6) a 1h de quinta-feira (7), nas seguintes vias: Av. Sete de Setembro (trecho compreendido entre do dia a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra e Av. Oceânica ( do Largo do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira). Entre os dias da folia, de 1h ás 13h, nas seguintes vias: Praça Bahia Sol (vagas de estacionamento situadas em frente à Praça), Rua Macapá, Rua Augusto Frederico Schmidt (lado esquerdo), Rua Belo Horizonte, Rua Belém do Pará e Rua Oscar Carrascosa (lado direito).

Proibição do tráfego de veículos, a partir de 00h do da quarta-feira (6) a 1h da quinta-feira (7) nas vias transversais da Av. Oceânica, no trecho compreendido entre o largo do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira, com as seguintes barreiras fixas:

Av. Oceânica / Dom Marcos Teixeira;
Av. Oceânica / Rua Alfredo Magalhães;
Av. Oceânica / Rua Professor Lemos Brito;
Av. Oceânica / Rua Marquês de Caravelas;
Av. Oceânica / Rua Francisco Otaviano;
Av. Oceânica / Professor Fernando Luz;
Av. Oceânica / Rua Leoni Ramos;
Av. Oceânica / Rua Doutor Artur Neiva;
Av. Oceânica / Rua Carlos Chiacchio;
AV. Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira.

E das 14h da quarta-feira (6) a 1h da quinta-feira (7), nas seguintes vias: Av. Sete de Setembro (trecho compreendido entre a Rua Barão de Itapuã até o Largo do Farol), Largo do Farol, Av. Oceânica (trecho compreendido entre o Largo do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira).

Proibição do tráfego e do estacionamento de veículos, de 1h da quarta-feira (7) às 13h da Quarta-feira de Cinzas (13), nas seguintes vias: Av. Sete de Setembro (trecho compreendido entre a Rua Raul Drumond e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra, Rua Afonso Celso (trecho compreendido entre a Rua Prof. Lemos de Brito e a Av. Sete de Setembro), Rua Almirante Marques de Leão,  Rua Dias D' Ávila, Rua Dom Marcos Teixeira, Rua Alfredo Magalhães, Rua Professor Lemos de Brito (trecho compreendido entre a Rua Afonso Celso e a Av. Oceânica), Rua Marquês de Caravelas (trecho compreendido entre a Rua Miguel Bournier e a Av. Oceânica), Rua Francisco Otaviano, Rua Professor Fernando Luz, Rua Leoni Ramos, Rua Airosa Galvão, Rua Dr. Artur Neiva, Rua Carlos Chiacchio, Rua José Sátiro de Oliveira, Rua Professor Artur de Sá Menezes, Rua da Casa de Pedra, Rua R. Moreira, Av. Oceânica, Rua N (Via Marginal à Av. Oceânica) e Av. Ademar de Barros.

Sentido único de tráfego, a partir de 1h quinta-feira (7):

Na Rua Professor Lemos de Brito / Morro do Gavazza, trecho compreendido entre as suas    interseções com as Ruas Afonso Celso e a Rua César Zama, sentido assim definido. Via marginal da Av. Anita Garibaldi, trecho compreendido entre as suas interseções com a Vila Matos e Rua Eurycles de Mattos, sentido assim definido.
Nas ruas Senta Púa, Macapá, Raymundo Pereira Magalhães, na Ladeira do Jardim Zoológico e na Rua do Corte Grande, a partir da interseção da Rua Senta Pua com a Av. Oceânica até a interseção da Rua do Corte Grande com a Av. Anita Garibaldi, sentido assim definido, exceto aos residentes e/ou domiciliados, veículos oficiais e ambulâncias;

Nas ruas Belo Horizonte, Belém do Pará, Recife, a partir da interseção da Augusto Frederico Schmit com a Belo Horizonte até a interseção da ruas Recife com a Augusto Frederico Schmit, sentido assim definido.

Os condutores que trafegam pelo trecho interditado, terão como opção de tráfego, as seguintes vias:

Das 14h do desta quarta-feira (6) a 1h de quinta-feira (7): sentido Centro/Barra/Ondina:...Rua Barão de Itapuã, Rua Marquês de Caravelas, Rua Miguel Bournier, Av. Centenário, Rua Sabino Silva, Rua N (Via Marginal à Av. Oceânica), Av. Adhemar de Barros.
Sentido Ondina/Centro:...Av. Oceânica, Rua José Státiro de Oliveira, Av Centenário...

A partir de 1h desta quinta-feira (7): os veículos com destino à Barra / Jardim Apipema / Morro do Gato / Sabino Silva terão como opção de tráfego: Av. Centenário (pista Barris / Barra), 2° retorno da Av. Centenário, Av. Centenário (pista Barra / Barris), Rua Ranulfo de Oliveira (Calabar) ...

Os veículos do Sistema de Transporte por Táxi - STT, e ônibus da frota do Sistema de Integração Local (amarelinho), com destino ao Ponto Especial na Av. Oceânica - ISBA, deverão acessar a Av. Oceânica pelo Rio Vermelho, através da Rua da Paciência.

Fica proibido o estacionamento de trios elétricos na Av. Sete de Setembro, no trecho compreendido entre a sua interseção com a Rua Barão de Itapuã até em frente à Estação de Tratamento da EMBASA / Hospital Espanhol, no sentido assim definido, assegurando assim o acesso ao Hospital Espanhol, através da barreira móvel da Av. Sete de Setembro / Rua Barão de Itapuã (BM 02).
Nos casos de saídas emergenciais para veículos e a população em geral, nas seguintes vias: Rua Almirante Marques de Leão, Rua Airosa Galvão, Rua Senta Pua, Rua Macapá, Rua do Corte Grande e Rua Baependi.
Fica permitido o estacionamento de veículos aos oficiais do Juízo da 1ª Vara da Infância e da Juventude, na Rua Agnelo de Brito - Garibaldi (ao longo do meio fio / sentido Federação), trecho à frente do citado órgão.

Serão estabelecidas barreira fixas e móveis, a partir de 1h de quinta-feira (7) às 13h de Quarta-feira de Cinzas (13).

Barreiras fixas:

Rua Afonso Celso  / Rua Dias D'Ávila;
Av. Oceânica / Rua Alfredo Magalhães;
Av. Oceânica / Rua Professor Lemos de  Brito;
Av. Oceânica / Rua Marquês de Caravelas;
Av. Oceânica / Rua Francisco Otaviano;
Av. Oceânica / Professor Fernando Luz;
Av. Oceânica / Rua Leoni Ramos;
Av. Oceânica / Rua Doutor Artur Neiva;
Av. Oceânica / Rua Carlos Chiacchio;
Av. Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira (parte baixa);
Av. Oceânica / Rua Professor Sabino Silva (Largo do Camarão);
Av. Oceânica / Rua N (Casas Ruas);
Av. Oceânica / Rua Baependi (posto de combustível);
Av. Oceânica / Vila Matos;
Rua Nossa Senhora de Fátima / Rua Macapá (Teatro ISBA);
Av. Adhemar de Barros / Rua Senta Púa;
Av. Adhemar de Barros / Travessa Macapá;
Av. Adhemar de Barros / Travessa Baependi;
Saída da Rua Macapá / Instituto Pestalozzi;
Av. Adhemar de Barros / Av. Anita Garibaldi (Posto de Combustível);
Av. Adhemar de Barros / Av. Anita Garibaldi (entrada);
Av. Anita Garibaldi / Retorno Banco Central 1;
Av. Anita Garibaldi / Retorno Banco Central  2;
Rua Dr. Rubem Chaves / Travessa Rubem Chaves;
Marginal da Av. Centenário / Acesso ao Shopping / Passarela;  
Av. Centenário / Marginal (saída do Shopping);
Rua Augusto Frederico Schmict / Rua Belo Horizonte.

Barreiras móveis nas seguintes vias:

Av. Sete de Setembro / Rua Raul Drumond (Yatch Clube);
Av. Sete de Setembro / Rua Barão de Itapuã;
Rua Afonso Celso/ Rua Professor Lemos Brito;
Rua Almirante Marques de Leão / Travessa Marques de Leão;
Rua Airosa Galvão / Rua Miguel Bournier;
Rua José Sátiro de Oliveira / Rua Professor Sabino Silva;
Av. Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira (Parte Baixa / Casa Eventos);
Rua Professor Sabino Silva/ Rua Guadalajara;
Rua Professor Sabino Silva / Retorno Shopping Apipema;
Rua N (Hotel Ondinamar, próximo ao Largo do Camarão);
Rua Doutor Oswaldo Ribeiro / Av. Adhemar de Barros;
Av. Oceânica (em frente ao ISBA);
Av. Oceânica / Rua Senta  Púa;
Avenida Adhemar de Barros / Rua Edgard Mata / Rua D. Basílio M. Ribeiro;
Av. Adhemar de Barros / Av. Anita Garibaldi (saída Adhemar de Barros);
Av. Anita Garibaldi/ Rua Professor Edgard Mata;
Av. Anita Garibaldi / Rua do Corte Grande;
Travessa Bartolomeu Gusmão / Via Marginal da Avenida Anita Garibaldi;
Av. Centenário / Último Retorno;
Av. Oceânica com a Rua Eurycles de Mattos (Curva da Paciência).

Área preferencial para os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo, a partir da quarta-feira (7), na Anita Garibaldi, trecho compreendido entre a Rua Professor Edgard Mata e a sua interseção com a Av. Ademar de Barros (faixa à direita). Áreas exclusivas para estacionamento de ônibus da Polícia Militar, a partir da quarta-feira (7), na Rua Professor Sabino Silva (até o 1º Retorno), lado esquerdo, em ambos sentidos de tráfego.

As seguintes alterações na circulação e estacionamento de veículos serão feitas no circuito Osmar e Batatinha - Centro, entre quarta-feira (7) Quarta-feira de Cinzas (13).

Proibição do tráfego e do estacionamento de veículos, das 12h do dia 07  às 13h do dia 13, nas seguintes vias: Rua Araújo Pinho (trecho compreendido entre o Largo do Campo Grande e a Rua Marechal Floriano), Viaduto Menininha do Gantóis, Rua João das Botas, Largo do Campo Grande (Praça Dois de Julho), Rua Leovigildo Filgueiras (trecho compreendido entre a Rua Comendador José Alves Ferreira e o Largo do Campo Grande), Rua Renato Medrado, Travessa Corneta Lopes, Ladeira da Fonte, Rua Forte de São Pedro, Rua Dr. Aloísio de Carvalho, Rua Chrysippo de Aguiar, Av. Sete de Setembro (trecho compreendido entre o Largo da Vitória e a Praça Castro Alves), Rua Senador Costa Pinto, Largo dos  Aflitos, Rua Carlos Gomes, Rua Tuiuti,Rua da Faísca, Rua da Forca, Rua Pedro Autran, Rua Jonathas Abott, Travessa Salvador Pires, Rua Clóvis Spínola, Rua São Raimundo, Praça da Piedade, Rua Direita da Piedade, Rua do Salete (trecho compreendido entre a Rua Direita da Piedade e a Rua Alegria dos Barris), Rua Conselheiro Junqueira Ayres, Rua Coqueiros da Piedade, Av. Joana Angélica (trecho compreendido entre a Praça da Piedade e a Rua da Mouraria), Ladeira dos Barris (trecho compreendido entre a Praça da Piedade e a Rua Alegria dos Barris), Av. Vale dos Barris (trecho compreendido entre a Ladeira do Salete e a Rua Clóvis Spínola), Rua do Paraíso, Largo de São Bento, Rua Nova de São Bento, Ladeira das Hortas, Rua Visconde de Ouro Preto, Rua Américo Simas, Rua Francisco Silva, Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Rua da Ajuda, Rua do Tesouro, Ladeira da Praça, Rua José Gonçalves, Rua Rui Barbosa, Rua Guedes de Brito, Rua Saldanha da Gama, Rua 28 de Setembro, Rua São Francisco, Rua da Oração, Rua 03 de Maio, Rua 12 de Outubro, Rua Monte Alverne, Rua Ordem  3ª  de São Francisco, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Praça Municipal, Rua Chile, Rua do Tira Chapéu, Rua Virgílio Damásio e Rua Pau da Bandeira.

Sentido único de tráfego na Rua Gamboa de Cima (trecho compreendido entre o Largo dos Aflitos e a Rua Banco dos Ingleses), em direção à Rua Banco dos Ingleses.

Saídas emergenciais para veículos e a população em geral nas seguintes vias: Viaduto Menininha do Gantóis, Rua Leovigildo Filgueiras, Rua Moacy Leão (Politeama de Baixo), Rua Renato Medrado (Politeama de Cima), Rua Lateral à Praça da Piedade (Igreja de S. Pedro), Rua Pau da Bandeira, Ladeira da Montanha, Ladeira da Praça, Rua Tuiuti, Rua Rui Barbosa e Rua Padre Agostinho Gomes.

Faixa da direita exclusiva para os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus - STCO à Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela),  parte baixa do Viaduto Menininha do Gantóis, em ambos os sentidos.

Barreiras fixas, das 00h da quarta-feira (7) às 13h da Quarta-feira (13):

Rua Saldanha da Gama / Ladeira da Praça (antigo IAB);
Rua da Faísca / Rua Carlos Gomes (PROCON);
Rua Clovis Spínola / Av. Sete de Setembro (Caixa Econômica);
Rua do Paraíso / Av. Sete de Setembro;
Rua Banco dos Ingleses / Av. Sete de Setembro (faixa à esquerda);
Rua Carlos Gomes / Entrada para o Largo 2 de Julho (espaço   compartilhado);
Largo de São Bento / Av. Sete de Setembro;
Rua Saldanha da Gama / Rua 28 de Setembro;
Rua Joana Angélica / Praça da Piedade (Instituto Histórico Geográfico);
Rua da Ajuda / Rua do Tira Chapéu;
Rua das Flores / Rua Ramos de Queiroz.

Barreiras móveis, das 12h da Quarta-feira (7) às 13h da Quarta-feira ( 13):

Av. José Joaquim Seabra / Ladeira da Praça (Corpo de Bombeiros);
Av. José Joaquim Seabra / Rua 28 de Setembro (SESP);
Av. José Joaquim Seabra / Rua Padre Agostinho Gomes;
Ladeira da Praça/Rua José Gonçalves;
Rua Padre Agostinho Gomes / Ladeira do Pelourinho;
Rua do Saldanha da Gama / Rua do Bispo;
Av. Joana Angélica / Travessa Américo Simas;
Av. Joana Angélica / Rua da Mouraria;
Ladeira da Montanha (parte alta);
Ladeira da Montanha (parte baixa);
Rua do Paraíso / Entrada da Travessa Américo Simas;
Rua Politeama de Cima / Rua Direita da Piedade;
Rua Politeama de Baixo/com o Colégio Idéia;
Av. Contorno / Rua Gamboa de Cima;
Rua Gamboa de Cima / Rua Banco dos Ingleses;
Ladeira dos Aflitos (parte baixa);
Rua Tuiuti / Rua Carlos Gomes;
Av. Leovigildo Filgueiras / Rua José A. Ferreira;
Av.  Leovigildo Filgueiras / Campo Grande (Teatro Castro Alves);
Rua João das Botas (defronte ao Edifício Serra do Vale);
Largo do Campo Grande / Corredor da Vitória;
Rua Banco dos Ingleses / Av. Sete de Setembro (pista da direita);
Largo da Vitória;
Rua Padre Feijó / Rua Horácio Urpia Júnior;
Vale do Canela / Viaduto Menininha do Gantóis.

Permissão aos veículos do Sistema de Transporte por Taxi STT- a transposição das barreiras móveis na Av. Joana Angélica / Rua da Mouraria, e Vale do Canela / Campo Grande (Viaduto Menininha do Gantóis) para acesso e regresso aos pontos de táxis estabelecidos para o período carnavalesco.

Proibição do tráfego de veículos de apoio, carros alegóricos e trios elétricos na Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

Horários da Operação Carga e Desacarga

Quarta-feira (7), das 6h às 13h (Circuito Barra/Ondina e Circuito Centro);
De sexta a terça-feria (8, 9, 10, 11 e 12), das 6h às 9h30 (Circuito Barra/Ondina e Circuito Centro).
Os veículos quando em serviço de abastecimento terão acesso nestes horários pelo Vale dos Barris e Av. Oceânica (pela Curva da Paciência).

Carnaval de Bairros

Itapuã: Proibição da circulação e estacionamento de veículos nas seguintes vias: Rua Engenheiro Aristides Milton da Silveira, Praça Dorival Caymmi, Rua Genebaldo Figueiredo, Rua João do Peixe, Rua Arnaldo Francelino, de sábado (9) a terça-feira (12), das 18h às 4h do dia subseqüente.

Os veículos que circulam pelo trecho interditado com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacência, terão como opção de tráfego:... Av. Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté, Ladeira do Abaeté;

Os veículos do Sistema de Transporte Coletivo que circulam pelo trecho interditado e fazem   Terminal   no   Abaeté,  deverão   fazer  parada  na  Av. Dorival  Caymmi (2ª Rótula / na  direção  ao Largo da Sereia).

Liberdade: Proibição da circulação e estacionamento de veículos, na Rua Lima e Silva (trecho compreendido entre a Rua Arthur Azevedo e a Rua Pero Vaz), de sábado (9) a terça-feira (12), as 10h às 4h do dia subsequente.

Os veículos em geral, que circulam pelo trecho interditado, terão como opção de tráfego:

Sentido Bairro/Centro:... Rua Lima e Silva, Rua Pero Vaz, Rua Conde de Porto Alegre, Praça João Alfredo (Largo do Tamarineiro)...;

Sentido Centro/Bairro: Praça João Alfredo (Largo do Tamarineiro), Rua Conde de Porto  Alegre, Rua Pero Vaz, Rua Lima e Silva...

Periperi: Interdição das vias que dão acesso à Praça da Revolução (Rua Osvaldo Deway, Rua Carlos Gomes, Rua Cristóvão Ferreira, Rua Domingos Pires - trecho  compreendido entre a  Praça da Revolução e Rua Aristides Melo, Travessa Gal. Labatut, Rua Frederico Costa, Rua Natanael Palma), de sábado (9) a terça-feira (12),  das 18h às 4h do dia subsequente.

Cajazeiras X: Proibição do estacionamento de veículos, na Rua G, Setor C / Fazenda Grande I (proximidades do Campo de Futebol PRONAICA), de sábado (9) a terça-feira (12), das 18h às 4h do dia subsequente.

Plataforma: Proibição do estacionamento de veículos,nas seguintes vias: Praça São Brás e Rua Úrsula Catharino, de sábado (9) a terça-feira (12), das 18h às 4h do dia subsequente.

Pau da Lima: Proibição da circulação e estacionamento de veículos nas seguintes vias: Praça Nossa Senhora Auxiliadora (Final de Linha) e Rua Tenente José Nelson de Almeida, de sábado (9) a terça-feira (12), das 18h às 4h do dia subsequente.

Os veículos do Sistema de Transporte Coletivo deverão fazer terminal na Praça São Marcos (em frente ao Posto Médico).

Os residentes e / ou domiciliados terão acesso as vias interditadas, mediante comprovação do endereço através da conta de telefone, água, energia elétrica e etc., ressalvadas as situações de riscos aos condutores e ocupantes dos veículos, em face da presença de público nas ruas, quando então haverá a análise por parte do poder público, do momento mais adequado para o acesso.

Será permitido o tráfego de veículos de apoio, carros alegóricos e trios elétricos nas vias interditadas quando integrando os cordões e blocos carnavalescos, afoxés, etc e devidamente licenciados pela Saltur. Terão livre trânsito e estacionamento nas vias interditadas os veículos destinados a Operação de Trânsito e Transporte, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Ambulâncias dos Serviços Públicos (Municipal, Estadual e Federal), Órgãos de Imprensa, além de outros similares, quando devidamente identificados e em serviço. O tráfego voltará à normalidade assim que a Limpurb concluir os serviços de limpeza.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp