BNews Folia

Prefeitura faz balanço do primeiro dia de folia

Divulgação / Agecom-Salvador
As operações iniciaram mesmo antes da abertura oficial  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Agecom-Salvador

Publicado em 07/02/2013, às 18h55   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Oficialmente, o Carnaval começa a partir das 20h desta quinta-feira (7). Porém, as ações da Prefeitura de Salvador já começaram mesmo antes da abertura oficial acontecer. O objetivo é dar tranquilidade, proteção civil e infraestrutura aos foliões e aqueles que trabalham durante os seis dias festa. Os órgãos municipais estão atuando em conjunto com respostas e ações educativas. Conforme nota da Agecom-Salvador à imprensa.

Das 9h desta quarta-feira (6) até às 3h desta quinta-feira (7), a secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu 1076 materiais utilizados por ambulantes, a exemplo de bancada de madeira, carrinho de mão e de super mercado, cerveja em garrafa, latas, sombreiros e churrasqueiras que não estavam permitidos. Para a ação, a equipe de fiscalização trabalhou com 60 agentes e foram disponibilizados três veículos.

A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) iniciou o trabalho no circuito Barra-Ondina, onde ontem (06) aconteceu o desfile das fanfarras no circuito Sérgio Bezerra. A limpeza foi reforçada no Porto da Barra e cinco equipes trabalharam na Rua Sabino Silva, Centenário e áreas próximas ao circuito Dodô. Foram disponibilizados também cinco caminhões pipa para a lavagem da área, com consumo de 65 metros cúbicos de água. O órgão disponibilizou 135 sanitários químicos no local para atender à demanda e coletou 20 toneladas de resíduo orgânico no mesmo período.

Durante o trabalho, a equipe da Semop não notou nenhuma alteração na iluminação pública do local, assim como nas praias acompanhadas pela equipe da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). Toda atuação da pasta está sendo acompanhada por equipes da Guarda Municipal de Salvador (GMS).
Trânsito - O trânsito também está sendo vistoriado e acompanhado por equipes da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), que durante os festejos de Momo está mobilizando 1.121 servidores, entre agentes de trânsito e de transporte, para ordenar o tráfego de veículos, além da fiscalização dos ônibus, táxis e clandestinos.

Em diversos pontos da cidade, foram colocadas câmeras de vídeo para monitorar as vias do circuito. Na operação, estão sendo utilizadas ainda 70 viaturas, 26 motos e 15 guinchos da Transalvador. As blitze de controle de alcoolemia também estão sendo intensificadas, com abordagens a qualquer momento, para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes.

Através da Gerência de Educação para o Trânsito e Transporte (Gedutt), a Transalvador vai promover, durante os dias de festa, atividades educativas em locais de grande fluxo de veículos, com a distribuição de folder, blitze educativas com condutores de táxi e ônibus.

Blitz da Lei seca aborda 230 condutores

Na blitz da lei seca, no primeiro dia de folia, nesta quarta-feira (6), a Transalvador abordou 230 condutores. Desses, 39 se recusaram a usar o etilômetro, três condutores foram flagrados com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido e um foi flagrado cometendo crime de trânsito (0,30 ou mais miligrama de álcool). O órgão ainda removeu 23 veículos para o pátio da Gerência de Trânsito. Foram 43 autos de infração à Lei Seca, sendo que 36 foram flagrados cometendo infrações diversas e 46 CNH recolhidas e encaminhadas ao Detran. Vale ressaltar que a liberação dos veículos apreendidos será no período das 8h às 22h, durante os festejos carnavalescos.
Saúde atende até ocorrência de parto na avenida

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) esteve de prontidão ontem (6), durante o desfile dos blocos de fanfarras no circuito Sérgio Bezerra, na Barra. Foram atendidas nove ocorrências, sendo três delas por desmaio, três em estado de alcoolemia, uma por queda, uma por convulsão e uma gestante em trabalho de parto. Duas vítimas de desmaio foram liberadas no local após os primeiros socorros e estabilização dos pacientes. Os demais foram encaminhados a pronto atendimentos e hospitais da região.

Central de operações se reúne pelo segundo dia

A Prefeitura de Salvador não vai mais autorizar a realização de grandes festas privadas que atrapalhem o acesso das pessoas aos circuitos oficiais do Carnaval durante o período da folia. A determinação foi dada nesta quinta-feira, dia 7, pelo prefeito ACM Neto, durante a segunda reunião de trabalho da Central de Operações do Carnaval (COC), na sede da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), em Ondina. 
Ontem (6), a Prefeitura, através da Transalvador, constatou que uma festa privada ocorrida no Clube Bahiano de Tênis, na Barra, atrapalhou em muito o trânsito e o deslocamento das pessoas de quem se dirigiam ao circuito Sérgio Bezerra. Muitos veículos ficaram estacionados em locais impróprios. 
“Tivemos um problema de trânsito porque houve a realização de uma festa privada no Baiano de Tênis que agravou esse problema nas ruas no acesso ao Carnaval. Já proibi que se fizesse festa privada nas intermediações do Carnaval no período da festa. Vamos corrigir isso”, disse ACM Neto à imprensa, no final da reunião do COC.
O prefeito determinou à Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) que não conceda mais alvarás para a realização de festas privadas nas imediações dos circuitos do Carnaval durante a folia momesca. “Vamos avisar aos clubes e espaços que costumam fazer essas festas sobre essa determinação do prefeito, que será atendida. Essa medida vai ajudar a melhorar o acesso dos foliões aos circuitos”, afirmou o superintendente da Sucom, Sílvio Pinheiro, que participou da reunião do COC.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp