BNews Folia

Carnaval: conheça os números, operações e proibições da festa

Gilberto Jr
Prefeito e secretários detalharam as ações do município  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr

Publicado em 25/02/2014, às 12h50   Priscila Chammas



O prefeito ACM Neto e os secretários municipais detalharam nesta manhã (25) os números e a estrutura do Carnaval deste ano. Uma delas é que em todos os dias da festa, às 11h, a Central de Operações do Carnaval (COC) se reunirá para fazer um balanço do dia que passou e planejar o outro. "É uma forma de ir corrigindo os erros na medida em que forem sendo constatados e, ao mesmo tempo, planejando", resumiu Neto.  A COC reúne todas as secretarias que de alguma forma estão envolvidas na folia momesca. 



Além disso, a secretrária de municipal de Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf, anunciou que neste ano 7.462 ambulantes já foram cadastrados para trabalhar nos circuitos. A maioria deles, cerca de 7,14 mil é para vender bebidas. O restante (em torno de 350) irá comercializar alimentos. O número é mais que o dobro do ano passado, quando foram cadastrados, ao todo, 3,1 mil ambulantes. 

A Semop também informa que neste ano serão proibidas barracas de camping  ou qualquer outra coisa que sirva de dormitório. Os espetinhos também continuam proibidos, assim como as bebidas artesanais. 

No trânsito, a principal mudança é o fim das barreiras da Transalvador para cobrar comprovantes de residências dos moradores do circuito Barra-Ondina. "Isso acabava engarrafando, então neste ano, em caráter experimental, as cerca de 20 mil residências do entorno já receberam adesivos para colocar em seus carros", explicou o prefeito. A ideia é que no ano que vem a medida se estenda para o Centro. "Começamos pela Barra porque é onde se tem os maiores problemas de trânsito", explicou o prefeito. 

O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller revelou ainda que haverá 1,8 mil vagas de zona azul ao redor da festa, ao preço de R$ 20, por tempo indeterminado. "Quem preferir poderá estacionar na Arena Fonte Nova e pegar um ônibus expresso até a Barra. O estacionamento mais o transporte custará R$ 35", disse. 

Na pasta da  Promoção Social e Combate à Pobreza, a principal ação é a disponibilização de quatro grandes colégios para abrigar os filhos dos ambulantes nos dias de Carnaval. "A gente diz para não levar criança pro circuito, mas se não tiver jeito, vamos ter o abrigo lá. Não tem desculpa", disse o secretário. Serão 300 vagas por dia.

Na Saúde, o secretário José Antônio anunciou a distribuição de 2 milhões de camisinhas, nas dez unidades de vigilância e onze postos de saúde. O SAMU contará com 17 ambulâncias a mais.


Publicada no dia 25 de fevereiro de 2014, às 12h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp