BNews Folia

BNews Folia 2023: Delegada-geral da Polícia Civil alerta para importunação sexual durante o Carnaval

Adson Almeida/BNews
Em entrevista ao BNews, Heloísa Brito falou sobre a importância de as mulheres denunciarem atos de importunação sexual  |   Bnews - Divulgação Adson Almeida/BNews

Publicado em 17/02/2023, às 22h08   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, fez um alerta para que as mulheres possam denunciar atos de importunação sexual durante o carnaval, caso os sofram.

Em entrevista no estúdio do BNews Folia 2023, no Camarote Harém, nesta sexta-feira (17), a gestora lembrou que as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) promovem durante a festa a campanha "Não se cale", com o objetivo de estimular as denúncias.

"Nosso objetivo é discutir esse tema, conversar sobre ele, para que as pessoas percebam que determinadas condutas não podem mais ser adotadas. É um desafio, mas também é uma oportunidade única. Espalhamos aqui quatro postos de atendimento à mulher nos dois circuitos com o objetivo de propiciar que qualquer mulher, ao sofrer algum tipo de crime, possa buscar proteção da Polícia Judiciária", disse.

A delegada-geral frisou ainda que muitas mulheres têm dúvidas sobre quais atos podem ser enquadrados como importunação sexual, mas lembrou que os níveis de violência se escalam conforme a gravidade do atto.

"O critério é muito subjetivo. O nível da cantada, o que foi dito, a forma como toca, como pega, se a mulher se sentir violentada, tem o direito de fazer esse registro. Mas é importante lembrar que há vários níveis de violência, porque, muitas vezes, pensamos apenas na violência física. Normalmente, ela é a última. Antes, temos as violências psicológica, patrimonial, sexual", ressaltou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp