BNews Folia

BNews Folia: Bloco faz homenagem às vozes femininas do samba

Divulgação
Essas mulheres têm sido fundamentais para estimular a participação de outras na cultura popular do samba  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/01/2024, às 13h21   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

O Bloco da Saudade presta uma homenagem no Carnaval 2024 com o tema “As damas do Samba - mulheres que engrandecem o samba brasileiro”, enchendo a avenida de cor, samba, empoderamento feminino e potência. Este tributo é dedicado às vozes femininas que representam o samba com maestria.

Essas mulheres têm sido fundamentais para estimular a participação de outras na cultura popular do samba, conquistando um lugar de destaque através de muita resistência. Um exemplo inspirador é o legado deixado por Tia Ciata, que continua a influenciar as mulheres que fazem samba nos dias de hoje.

"Vamos eternizar o legado deixado por ela e por mulheres empoderadas, sambistas, precursoras, que transformaram a história do ritmo mais popular do Mundo: o samba. Mulheres que usaram a arte como ferramenta aliada contra a violência de gênero. Vamos homenagear todas as profissões e o nosso maior público: as mulheres representam mais de 70% dos associados", pontua Tanise Cabral, vice-presidente do Bloco da Saudade.

O Bloco da Saudade se destaca por ser o único a desfilar do Circuito Osmar (Campo Grande) ao Pelourinho. Com uma programação de três dias de folia dedicada à melhor idade, o bloco oferece muita tradição, fanfarra, sopro e percussão. O desfile acontece no sábado (10) e na segunda-feira (12), com concentração às 11h e saída às 12h, seguindo do Campo Grande ao Pelourinho. Já na terça-feira (13), é a vez da “pipoca”, com início às 15h, dando a volta no Pelourinho.

“O Bloco da Saudade proporciona um desfile rico em memórias, seja pelas músicas, instrumentos, ou por ser um bloco de chão de samba, desfilando em horário apropriado para que todos possam participar, agregando cadeirantes, idosos, crianças, jovens, de forma a possibilitar uma inserção social, sem precedentes, da população ao Carnaval de Salvador”, destaca Aniz Cabral, presidente e fundador do Bloco da Saudade.

Fundado em 06 de fevereiro de 1986, no bairro da Saúde, em Salvador, o Bloco da Saudade tem como objetivo resgatar o samba e os antigos carnavais. Atualmente, a banda é composta por 130 músicos, sob a regência do Maestro Abrahão e do Mestre Chico do Garcia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp