BNews Folia

BNews Folia: Nutricionista dá dicas de alimentação antes e durante a maratona do Carnaval

Reprodução // Fernando Frazão // Agência Brasil
Jonathan Merlo deu dicas preciosas de alimentação durante a folia  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Fernando Frazão // Agência Brasil
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 29/01/2024, às 11h30


FacebookTwitterWhatsApp

O Carnaval de Salvador se aproxima e tem muita gente que já está pensando em todos os detalhes para curtir a maior festa popular de rua do planeta. Um dos detalhes importantes para aproveitar a folia sem maiores problemas é cuidar bem da alimentação.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Para que os foliões não passem sufoco nos circuitos do Carnaval, o BNews Folia conversou com o nutricionista Jonathan Merlo, que indicou qual alimentação seria mais adequada para o período.

"Antes de curtir a folia precisamos consumir alimentos com boas fontes de carboidratos que irão garantir a energia necessária para a diversão. Raizes em geral, massas, pães e, claro, sempre acompanhado de uma boa fonte de proteína para aumentar a saciedade como frango, carnes, peixes e ovos", afirmou ao BNews Folia.

Jonathan também listou alguns alimentos que devem ser evitados antes de enfrentar a maratona carnavalesca na capital baiana: "As pessoas têm o hábito de consumir algumas iguaria locais como feijoada, mocotó, sarapatel, dobradinha e diversas outras. Não considero boas opções porque apesar de aparentar dar boa saciedade, na verdade são alimentos que tên a digestibilidade bem lenta e geralmente com grandes quantidades de gordura, e isso certamente irá atrapalhar a folia".

.
Nutricionista Jonathan Merlo

A preocupação deve ser não somente com o que é consumido antes da festa, mas também durante o trajeto. "Os alimentos que ficam diretamente expostos na rua não devem ser consumidos pelo alto risco de contaminação. Preferir os alimentos de preparo imediato", salientou o nutricionista. Antes de consumir alimentos na rua, o ideal é tomar algumas precauções: "Com certeza [observar] o local onde o produto é vendido, forma de armazenamento e preparo, se o manipulador de alimento está devidamente paramentado e, claro, se o alimento apresenta alguma alteração de coloração e cheiro".

Outro fator fundamental para curtir o Carnaval tranquilo, sobretudo com o calor excessivo que vem sendo registrado em Salvador, é cuidar bem da hidratação.

"Esse considero um dos pontos mais importantes. São muitos dias de folia com grande demanda de energia. Ao longo dos dias, o corpo tende a ir desidratando e isso certamente vai limitar a energia", afirmou.

O nutricionista Jonathan Merlo indicou "água em livre demanda ao longo do dia, sucos, água de coco e bebidas isotônicas, além de aumentar o consumo de frutas aquosas como melancia, abacaxi, melão, laranja, tangerina". Segundo o profissional de saúde, essas medidas vão garantir "um reforço não só na hidratação, como também no seu sistema imunológico".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp