BNews Folia

BNews Folia: Como o glitter pode impactar negativamente os oceanos durante as festas carnavalescas

Divulgação / Canva
Quando descartado de forma errada, o glitter pode prejudicar animais marinhos, alerta especialista  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Canva
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 04/02/2024, às 10h26 - Atualizado às 10h46


FacebookTwitterWhatsApp

Com o Carnaval se aproximando, os preparativos para a festa estão “a todo vapor”. Entre os itens mais procurados pelos foliões está o famoso glitter. No entanto, por trás desse brilho para maquiagem e fantasias, há uma preocupação crescente sobre seu impacto ambiental, especialmente nos oceanos. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

"O glitter é composto principalmente por microplásticos, pequenas partículas de plástico que medem menos de cinco milímetros de diâmetro", explica o professor de Biologia Flávio Landim, da Plataforma Professor Ferreto - canal educacional 100% online. 

"Quando descartado inadequadamente, seja diretamente nos oceanos ou através de sistemas de esgoto, esses microplásticos podem representar uma ameaça significativa para a vida marinha”, acrescenta.

Landim enfatiza a importância da conscientização e da adoção de alternativas sustentáveis, pois os microplásticos, incluindo aqueles presentes no glitter, são frequentemente confundidos com alimentos por animais marinhos, como peixes, aves e tartarugas marinhas. Uma vez ingeridos, essas partículas podem causar danos internos, bloquear o trato digestivo e até mesmo liberar substâncias tóxicas.

"Os consumidores podem optar por glitters biodegradáveis, feitos de materiais naturais, que oferecem o mesmo brilho sem os impactos ambientais prejudiciais do plástico", ressalta.

O especialista orienta que a maneira correta de remover um glitter, de forma que prejudique menos o meio ambiente, é limpar o rosto ou o corpo com papel higiênico ou algodão e descartar em lixo comum antes de tomar o banho. O procedimento é o mesmo para retirar strass e fitas auto adesivas. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp