BNews Folia

Carnaval 2024: Margareth Menezes e Chico César homenageiam Gilberto Gil no Trio da Cultura: 'Gênio'

Tiago Di Araújo/BNews
Margareth Menezes e Chico César explicaram escolha de puxar trio sem corda  |   Bnews - Divulgação Tiago Di Araújo/BNews

Publicado em 11/02/2024, às 00h48   Tiago Di Araújo e Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra da Cultura Margareth Menezes e o cantor Chico César subiram no Trio da Cultura, no circuito Dodô, neste sábado (10), e prestaram uma homenagem a Gilberto Gil. Em entrevista ao BNews, a ministra falou sobre a simbologia de representar um artista como Gil no Carnaval de Salvador e seu retorno à folia.

"Uma artista que foi influenciada grandemente pelo próprio artista Gilberto Gil, que é um gênio, né? E nós estamos aqui fazendo essa homenagem, eu e Chico, convidado nosso. A cultura brasileira é essa dimensão e a gente trabalha com isso desde sempre. Então, esse é um projeto que, pra mim, é um presente porque eu tô desde antes da pandemia sem participar do carnaval, então aqui trata-se de arte, trata-se de cultura nessa dimensão, da cultura brasileira, dessa influência, desse reconhecimento, desses 50 anos dos blocos afro do Brasil", disse Magareth. 

Os artistas também comentaram sobre a decisão de fazer o desfile sem cordas. Segundo Chico, a iniciativa foi "para o povo". 

"É o povo que nos puxa. É uma alegria poder ir com liberdade, porque tem um simbolismo isso, né? De ser um trio sem corda. São as pessoas que nos levam", disse o cantor.

"O trio elétrico nasceu assim. Quando seu Osmar criou o trio elétrico, ele já criou sem cordas. Tudo que veio, veio depois. É o pioneirismo disso, de conseguir fazer o som em cima do trio, fazer, eletrizar o som, propagar o som para todos, então, já é essa a grande máquina. Isso também foi muito forte para a nossa geração, né? Você chegar e já tem um palco ambulante. Isso é o nascimento do carnaval, é uma revolução que na verdade aconteceu a partir do surgimento do trio elétrico, do carnaval popular, do carnaval para todos. Porque essa é a grande função do trio sem corda", complementou a ministra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp