BNews Folia

Carnaval 2024: Operação contará com mais de 22 mil policiais militares na Bahia; saiba mais

Feijão Almeida/GOV BA
Somemte na capital do estado, cerca 12. 895 policiais militares estarão empregados  |   Bnews - Divulgação Feijão Almeida/GOV BA

Publicado em 08/02/2024, às 04h42   Registrado por Luiz Guilherme


FacebookTwitterWhatsApp

Visando garantir a tranquilidade e segurança da população durante o período de Carnaval, que se inicia já nesta quinta-feira (8), cerca de 22.482 policiais militares estarão escalados em Salvador, seis municípios da Região Metropolitana (RMS), além de outros 76 municípios do interior da Bahia.

Na capital do estado, cerca de 12.895 profissionais serão empregados em efetivo para os circuitos oficiais, festas nos bairros, além do entorno desses locais e estações de transbordo e corredores de tráfego.

Ao todo serão 15 Comandos de Área (CA), se responsabilizando do policiamento dos circuitos Batatinha, no Centro Histórico; Dodô, Barra-Ondina, e Osmar, no Campo Grande, onde haverá 14 Zonas de Abordagem de Circuito (ZAC), além de outros 42 Portais de Abordagem.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Os bairros de Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Nordeste de Amaralina, Pau da Lima e Paripe, também contarão com policiamento especial sob responsabilidade de nove Comandos de Área.

Já no interior, o Carnaval acontece em 76 cidades, além de seis municípios da RMS. Sendo eles Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, São Francisco do Conde, Vera Cruz, Praia do Forte e Imbassaí.

Uma estrutura especial já está montada nos circuitos de Salvador, tendo 34 Postos de Policial Militar (PPM), e outros nove postos de reunião de tropa, oito bases especiais do Grupamento Aéreo (Graer) e do Esquadrão de Polícia Montada, dois postos de VANT (Drones), 25 totens, quatro canis rotativos e 16 fechamentos de ruas. Três operações acontecerão durante os seis dias de folia: Postos de Abordagem, Folia e Paz e Operação Abadá.

Clique aqui para se inscrever no canal do BNews no Youtube!

Entenda cada uma:

  • Portais de Abordagem: Estarão montados entre os dias 8 a 13 de fevereiro, contendo 14 comandos de Zonas de Abordagem nos Circuitos. Dos 42 postos disponíveis, 7 estarão no Batatinha, 22 no Osmar e 13 no Dodô. A estrutura realizará a apreensão de objetos perfurocortantes e perfurocontundentes, além de contar com a tecnologia de captura de reconhecimento facial.
  • Operação Folia e Paz: A operação visa reforçar o radiopatrulhamento no entorno dos circuitos, nas estações de transbordo e principais corredores de tráfego, prevenindo atos de vandalismo, roubos, depredações e porte ilegal de armas durante a folia.
  • Operação Abadá: Têm como intuito reforçar o atual efetivo das unidades, cujas áreas possuem entrega de abadás, visando fortalecer as ações preventivas e a sensação de segurança dos foliões.
  • Documentos perdidos: Foliões que localizarem qualquer documento perdido poderão realizar a entrega em qualquer posto da Polícia Militar no circuito. O recolhimento começará a partir das 5h de sexta-feira (9).
  • Ronda antirracista: Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial (GTPIR) do Departamento de Promoção Social da Polícia Militar (DPS) estará 24h realizando e trabalhos de acompanhamentode casos de denúncia de racismo e homofobia.
  • Bases de alojamento e alimentação: Ao todo, nove bases de alojamento climatizadas, com equipes de limpeza à disposição 24h por dia. No total, mais de 1,5 milhão foi investido para a alimentação dos policiais em serviço.
  • Acompanhamento de turistas: Os Batalhões de Polícia Turística (BPTur) e de Polícia Rodoviária (BPRv) irão acompanhar os veículos de transporte turístico que saem do aeroporto com destino aos hotéis localizados no Litoral Norte e nos circuitos da festa, oferecendo mais segurança aos visitantes nacionais e estrangeiros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp