BNews Folia

Importunação sexual é alvo de ações da Polícia Civil no Furdunço

Foto: Sanny Santana/BNews
Polícia Civil faz ações contra importunação sexual e violências contra a Mulher  |   Bnews - Divulgação Foto: Sanny Santana/BNews

Publicado em 12/02/2023, às 19h55 - Atualizado às 20h00   Sanny Santana e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Civil, por meio das Delegacias Especiais de Atendimento a Mulher (DEAMs), realizou ações de prevenção à importunação sexual e a violência doméstica e familiar durante os eventos pré-carnaval Fuzuê e o Furdunço. As ações ocorreram neste fim de semana, no circuito Orlando Tapajós, que é percorrido no sentido contrário do Dodô (Barra-Ondina), em Salvador.

Durante as abordagens, orientações sobre a Lei 13.718, de setembro de 2018, contra importunação sexual, foram esclarecidas, a exemplo das responsabilizações cujos autores estão sujeitos, além da atuação das equipes da Polícia Civil, durante o Carnaval 2023. 

"Importunar alguém sexualmente é o ataque a seus sentimentos de forma que a mulher não seja receptiva. Tocar o corpo, importunar. As mulheres têm que procurar a polícia civil. Qualquer posto está de portas abertas para registrar a ocorrência, mas as Deams têm um olhar diferenciado", explica a delegada Iola Nolasco em entrevista ao BNews neste domingo (12). 

A delegada, titular da Deam/Periperi, destaca a importância da denúncia. “Qualquer sinal da importunação sexual deve ser registrado nos postos das DEAMs ou nos demais postos da Polícia Civil no circuito. As vítimas não podem se calar”, informou. 

A violência doméstica e familiar também foi alvo da atuação das DEAMs. A delegada da Deam/Brotas, Maraci Menezes Lima, orienta as foliãs. “Aquela mulher que é ameaçada pelo companheiro, tem bens documentos ou materiais de trabalho retidos, que é vítima de injúria também devem procurar a polícia e ir às DEAMs, não é só nos casos de violência física e sexual que os autores devem ser responsabilizados”, detalhou. 

Durante as ações da Polícia Civil por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) nos eventos,  a Delegacia Especializada de  Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) realizou a campanha "Você também pode ser o guardião da Infância", com a finalidade de combater a exploração sexual, trabalho infantil e comercialização de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. 

As equipes do Núcleo de Operações do Depom e da 14ª Delegacia Territorial (DT), da Barra, realizaram abordagens preventivas e investigativas no circuito. Mais de 250 policiais civis atuaram nos eventos pré-carnaval. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp