Olimpíadas

Com poucos ídolos, seleção busca ouro inédito no futebol masculino

Publicado em 04/08/2016, às 15h43   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Após o fiasco na Copa do Mundo de 2014, o futebol brasileiro buscará se reerguer nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Novamente em casa, a seleção masculina lutará por seu primeiro ouro após treze tentativas. Nossos guerreiros nessa batalha são 15 jovens de até 23 anos, reforçados com três jogadores experientes e um treinador com tradição na formação de atletas. Juntos, eles tentarão o apoio da torcida brasileira para retomar o caminho de vitórias. O primeiro desafio será nesta quinta-feira (4), às 16h, no Estádio Mané Garrincha em Brasília, contra a África do Sul.

Esta é a única grande conquista do futebol masculino que ainda falta para o país anfitrião dos Jogos Olímpicos, o ouro é uma obsessão para jogadores e fãs da seleção.
Rogério Micale assumiu a seleção olímpica com a queda de Dunga, em junho deste ano. O baiano chegou em 2015 à CBF com a missão de comandar a seleção Sub-20. Desconhecido do grande público, Micale é treinador desde 1999, passando pela divisão de base de diversas equipes. No Atlético Mineiro, o técnico comandou o time júnior por sete anos. Ele ainda teve uma pequena experiência no profissional, quando comandou brevemente o Figueirense e o Grêmio Prudente.
Na coletiva de imprensa desta quarta-feira (3), Micale brincou que o mais desconhecido da seleção é o próprio treinador. Ele considera que o grupo é formado por jovens promissores, que vem despontando em suas equipes no Brasil e no exterior.
“O que o nosso torcedor pode esperar é uma equipe com mutia qualidade, porque eu acredito muito no nosso jogador e acredito no futebol brasileiro. Vivemos em um momento difícil, mas não perdemos o nosso talento, ele ainda existe”, declarou o treinador.
Para enfrentar este desafio, Rogério Micale pode convocar três atletas mais experientes, acima de 23 anos (idade limite para o restante da equipe). Um deles é Neymar, com 24 anos, o craque do Barcelona e o principal ídolo da seleção principal, terá o papel de comandar o ataque brasileiro. Ele contará com a companhia de Renato Augusto, 28 anos, meia do Beijing Guoan da China, e do goleiro Weverton, também com 28, do Atlético Paranaense, que substitui Fernando Prass, contundido nos últimos dias.Entre os Sub-23, 12 jogadores atuam no Brasil e apenas três no exterior, sendo a grande maioria titular em seus clubes. Um ataque promissor contará com Gabriel, o Gabigol do Santos, Gabriel Jesus, artilheiro do Brasileirão pelo Palmeiras, e Luan, destaque do Grêmio. Já a defesa terá Marquinhos, do PSV da França, Rodrigo Caio, do São Paulo, e Luan Garcia, do Vasco da Gama.
O meio campo contará com Rafinha, filho do ex-jogador Mazinho, tetracampeão em 1994, e jogador do Barcelona. Os rivais gaúchos, Walace e Rodrigo Dourado, do Grêmio e do Internacional, respectivamente, também estarão juntos pelo país. Thiago Maia, do Santos, e Felipe Anderson, da Lazio, completam o setor.
Douglas Santos, do Atlético Mineiro, e Zeca, do Santos, disputam a vaga na lateral esquerda. Pela direita, Willian, do Internacional será a única opção. Para completar, Uilson, terceiro goleiro do Atlético Mineiro, que jogou no último amistoso da equipe contra o Japão, deve ser o suplente no gol.
Rogério Micale espera o apoio da torcida para o time entrar com ainda mais força nos Jogos Olímpicos. “O torcedor pode esperar uma equipe determinada, uma equipe querendo demonstrar um grande futebol e tentar um objetivo maior, que é o que todos sonhamos, que é a medalha de ouro”, afirma.
Confira o perfil dos 18 atletas que disputarão os Jogos Olímpicos pela seleção masculina:
Treinador
Rogério Micale
Nome completo: Mário Rogério Reis Micale
Nascimento: 28/03/1969
Naturalidade: Salvador (BA)
Clubes anteriores: Atlético Mineiro (base), Grêmio Prudente (profissional), Figueirense (base e profissional), Londrina (base), Portuguesa Londrinense (base), ADAP Campo Mourão (base), Marcílio Dias (base), ADAP Jacarezinho (base)
Rogério Micale chega aos Jogos Olímpicos no maior desafio da sua carreira. O técnico começou a trabalhar com as categorias de base em 1999. Após rodar por diversas equipes paranaenses, chegou ao Figueirense em 2006. No clube catarinense foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, um dos principais campeonatos da base no país. Entre 2009 e 2015 trabalhou no Atlético Mineiro até ser convidado à comandar as seleções de base do Brasil. Em sua primeira competição, foi vice-campeão mundial sub-20. O técnico foi bastante elogiado pelo estilo de jogo que implementou na equipe. Em 2016, após a demissão do técnico Dunga na seleção principal, Micale foi efetivado para comandar o time nos Jogos Olímpicos.
Goleiros
Weverton
Nome completo: Weverton Pereira da Silva
Nascimento: 13/12/1987
Naturalidade: Rio Branco (AC)
Clube atual: Atlético Paranaense (BRA)
Clubes anteriores: Corinthians, Remo, Oeste, América -RN, Botafogo -SP, Portuguesa.
Aos 28 anos, Weverton é um dos três jogadores acima dos 23 anos do grupo. Esta foi sua primeira convocação para seleção brasileira. Ele foi o último a se juntar ao grupo e substitui Fernando Prass, cortado por lesão.
Uilson
Nome completo: Uilson Pedruzzi de Oliveira
Nascimento: 28/04/1994
Naturalidade: Mucuri (BA)
Clube atual: Atlético Mineiro
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Atlético - MG
Formado pelo Atlético - MG, Uilson tem passagens pelas seleções de base do Brasil. Em 2011, ele fez parte do grupo que conquistou o Sul-Americano Sub-17. O goleiro e o atual técnico da seleção olímpica, Rogério Micale, trabalharam juntos na base do time mineiro.
Laterais
Zeca
Nome completo: José Carlos Cracco Neto
Nascimento: 16/05/1994
Naturalidade: Paranavaí (PR)
Clube atual: Santos
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Santos
A versatilidade é um dos pontos fortes do jogador, que pode atuar tanto na lateral esquerda, sua posição de origem, como na direita. Formado pelo Santos, o jogador estreiou pelo time profissional em 2014. Hoje, ele é titular e um dos destaques da equipe. Nos Jogos Olímpicos, Zeca faz sua estreia em uma competição oficial pela amarelinha.
William
Nome completo: William de Asevedo Furtado
Nascimento: 03/04/1995
Naturalidade: Pelotas (RS)
Clube atual: Internacional
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Internacional
Aos 21 anos, o lateral direito William teve uma ascensão meteórica. Há pouco mais de um ano, o garoto de Pelotas estreiava com a camisa do Internacional. As boas atuações não o tiraram mais do time. Desde então, o jogador assumiu a titularidade. Já são dois títulos estaduais pelo Inter. Agora ele estreia pelo Brasil nos Jogos Olímpicos.
Douglas Santos
Nome completo: Douglas dos Santos Justino de Melo
Nascimento: 22/03/1994
Naturalidade: João Pessoa (PB)
Clube atual: Atlético Mineiro
Clubes anteriores: Náutico (PE) e Udinese (Itália)
Douglas Santos é um dos jovens com mais experiência na seleção. Em 2012, após um bom Campeonato Brasileiro pelo Náutico, o lateral despertou a atenção da Udinese, da Itália. Em 2014, foi contratado pelo Atlético Mineiro e logo assumiu a titularidade. O jogador possui passagens pelas seleções sub-20, sub-21, sub-23 e principal do Brasil. Em junho, esteve no grupo que disputou a Copa América Centenário.
Zagueiros
Marquinhos
Nome completo: Marcos Aoás Corrêa
Nascimento: 14/05/1994
Naturalidade: São Paulo (SP)
Clube atual: Paris Saint-Germain (França)
Clubes anteriores: Corinthians e Roma (Itália)
Apesar da pouca idade, Marquinhos tem toda sua carreira profissional construída na Europa. Revelado pelo Corinthians, foi contratado pela Roma pouco tempo depois de estrear pelo profissional. Na equipe italiana permaneceu por uma temporada, tempo suficiente para chamar a atenção do Paris Saint-Germain, que o contratou com uma proposta superior à 30 milhões de euros. O jogador tem passagens pelos times sub-17, 20, 21 e 23 do Brasil. É também figura recorrente na seleção principal, na qual estreiou em 2013. Disputou também, a Copa América Centenário neste ano.
Rodrigo Caio
Nome completo: Rodrigo Caio Coquette Russo
Nascimento: 17/08/1993
Naturalidade: Dracena (SP)
Clube atual: São Paulo
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do São Paulo
Rodrigo Caio estreiou entre os profissionais do São Paulo em 2011, aos 17 anos. Um dos mais experientes do grupo, já ultrapassou a marca de 150 jogos pelo tricolor paulista. Versátil, pode atuar como zagueiro ou volante. É convocado desde 2012 para as seleções de base. Este ano, estreiou também na seleção principal e foi convocado para a Copa América Centenário, porém não chegou a jogar.
Luan
Nome completo: Luan Garcia Teixeira
Nascimento: 10/05/1993
Naturalidade: Vitória/ES
Clube atual: Vasco da Gama
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Vasco da Gama
Único representante do futebol carioca no grupo, Luan traz a experiência da disputa do Pan-Americano em Toronto, 2015, no qual foi capitão do time que conquistou a medalha de bronze. Desde 2012, é convocado pela seleções de base do Brasil. O zagueiro é titular absoluto do Vasco.
Meio campistas
Thiago Maia
Nome completo: Thiago Maia Alencar
Nascimento: 23/03/1997
Naturalidade: Boa Vista (RR)
Clube atual: Santos
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Santos
Thiago Maia é mais uma prova da qualidade das categorias de base do Santos. O jogador é um dos mais jovens do grupo, com 19 anos. O volante consegue aliar uma forte marcação com uma boa saída de bola. A seleção brasileira não é novidade para ele. Thiago disputou o Sul-Americano e o Mundial Sub-17, em 2013 e o Sul-Americano Sub-20, em 2015.
Renato Augusto
Nome completo: Renato Soares de Oliveira Augusto
Nascimento: 08/02/1988
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Clube atual: Beijing Guoan
Clubes anteriores: Corinthians, Bayer Leverkusen (Alemanha), Flamengo
Renato Augusto é, ao lado do goleiro Weverton, o nome mais experiente do grupo. Sua primeira vez com a amarelinha foi em 2005, na disputa do Mundial e do Sul-Americano Sub-17 , quando foi campeão. Passou também pela seleção Sub-20 e estreiou pela principal em 2011. Grande promessa das categorias de base do Flamengo, Renato jogou também no Bayer Leverkusen, da Alemanha. De volta ao país em 2013 para defender o Corinthians, o jogador viveu seu melhor momento na carreira. Mais maduro, conduziu a equipe ao título brasileiro de 2015. Seu desempenho lhe rendeu também, títulos individuais, como o de melhor jogador do campeonato, na visão de alguns veículos, além de sua volta a seleção principal. Este ano, o meia se transferiu para o Beijing Guoan, da China. Mesmo distante do país, o jogador continua como figura constante na seleção, tendo disputado a Copa América Centenário, no último mês de junho.
Felipe Anderson
Nome completo: Felipe Anderson Pereira Gomes
Nascimento: 15/04/1993
Naturalidade: Brasília (DF)
Clube atual: Lazio
Clubes anteriores: Santos
Felipe Anderson é o representante do Distrito Federal no grupo olímpico. Ainda jovem, deixou a capital para tentar a sorte no futebol. Após uma rápida passagem pelo Coritiba, o jogador se tranferiu para o Santos, aos 14 anos. Foi no alvinegro, onde se desenvolveu e ganhou projeção. Em 2013 foi adquirido pela Lazio, da Itália, seu atual clube. Pela seleção, o meia tem passagens pelas equipes Sub-20, 21 e 23, além de disputar o Pan-Americano de 2011. Habilidoso, o meia será um dos responsáveis pela armação das jogadas.
Rafinha Alcântara
Nome completo: Rafael Alcântara do Nascimento
Nascimento: 12/02/1993
Naturalidade: São Paulo (SP)
Clube atual: Barcelona (Espanha)
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Barcelona
O futebol está no sangue de Rafinha. Ele é filho do ex-jogador Mazinho, que disputou duas Copas do Mundo pelo Brasil e é irmão de Thiago Alcântara, jogador do Bayern de Munique. Ainda na adolescência, foi morar na Espanha, onde fez toda sua formação futebolística no Barcelona. Durante a carreira, jogou no Barcelona B e por empréstimo, no Celta de Vigo, até se firmar na equipe principal do clube catalão. Rafinha chegou a defender às seleções de base da Espanha, mas optou pelo Brasil em 2013. Desde então, participou do Sul-Americano Sub-20, em 2013 e de aluns amistosos com a seleção principal.
Walace
Nome completo: Walace Souza Silva
Nascimento: 1995-04-04
Naturalidade: Salvador (BA)
Clube atual: Grêmio
Clubes anteriores: Avaí (na base)
O vigor e a força física chamam a atenção no futebol do volante Walace. O jogador gremista é se destaca pelos desarmes, mas também pela qualidade com a bola no pé. Estas qualidades o credenciaram a titularidade no Grêmio e como mais uma opção selecionável para o Brasil. Em 2015, participou do Sul-Americano Sub-20. Este ano, esteve no grupo que disputou a Copa América Centenário neste ano. Nos Jogos Olímpicos, Walace foi convocado para substituir o também volante Fred, cortado por não conseguir a liberação do seu clube para a competição.
Rodrigo Dourado
Nome completo: Rodrigo Dourado Cunha
Nascimento: 17/06/1994
Naturalidade: Pelotas (RS)
Clube atual: Internacional
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Internacional
Aos 22 anos, Rodrigo Dourado é cria da base do Internacional. O volante se consolidou no time profissional em 2015 e logo se destacou pela boa marcação e o alto número de desarmes. Dourado possui em seu currículo a disputa do Sul-Americano Sub-17, em 2011.
Atacantes
Gabriel Barbosa
Nome completo: Gabriel Barbosa Almeida
Nascimento: 30/08/1996
Naturalidade: São Bernardo do Campo (SP)
Clube atual: Santos
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Santos
O apelido Gabigol já revela sua principal especialidade. Assim ele espera ajudar a seleção. Ele já provou se faro de gol nas seleções Sub-17, 20 e 23 e mais recentemente na principal. Sua primeira convocação foi em março deste ano. Em junho, jogou a Copa América Centenário. Mais um revelado no Santos, ele estreiou no profissional aos 16 anos. Desde então, são mais de 150 jogos e mais de 50 gols marcados com a camisa alvinegra.
Neymar
Nome completo: Neymar da Silva Santos Júnior
Nascimento: 05/02/1992
Naturalidade: Mogi das Cruzes (SP)
Clube atual: Barcelona (Espanha)
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Santos
Neymar é um talento precoce. Desde os 11 anos já se observava seu potencial. Cresceu cercado de expectativas e as correspondeu. Formado pelo Santos, estreiou como jogador profissional em 2009, aos 17 anos. Não durou muito para que se tornasse titular e para que chamasse a atenção do mundo por sua técnica, dribles e faro de gol. Com passagem por todas as seleções de base do Brasil, já em 2010, estreiava pela equipe principal. Poucos jogos foram suficientes para colocá-lo como referência técnica do time. Desde então, disputou todas as competições oficiais pela seleção, com destaque para o título da Copa das Confederações de 2013, quando foi eleito o melhor jogador do torneio. Neste mesmo ano, foi vendido por uma quantia recorde ao Barcelona da Espanha. Em 2015, foi eleito o 3º melhor jogador do mundo pela FIFA. O atacante vai para seu segundo Jogos Olímpicos e é protagonista na busca pelo ouro.
Gabriel Jesus
Nome completo: Gabriel Fernando de Jesus
Nascimento: 03/04/1997
Naturalidade: São Paulo (SP)
Clube atual: Palmeiras
Clubes anteriores: Formado nas categorias de base do Palmeiras
Aos 19 anos, Gabriel Jesus é um dos mais jovens do grupo e também um dos mais promissores. O jogador que disputava competições de base até o início de 2015, hoje é o principal nome do Palmeiras e atual artilheiro do campeonato brasileiro. Neste período, foi campeão da Copa do Brasil e eleito a revelação do brasileirão em 2015. Na seleção, esteve no grupo vice-campeão mundial Sub-20, também no último ano. Recentemente, o jogador foi anunciado como reforço do Manchester City, da Inglaterra, onde jogará a partir de 2017.
Luan
Nome completo: Luan Guilherme de Jesus Vieira
Nascimento: 27/03/1993
Naturalidade: São José do Rio Preto (SP)
Clube atual: Grêmio
Clubes anteriores: Tanabi (SP), América (SP) e Catanduvense (SP)
Luan é o grande nome do ataque gremista na atualidade. Nas categorias de base, rodou por equipes do interior paulista até chamar atenção do clube gaúcho, em 2013. Primeiramente, integrou a base e somente em 2014, foi integrado aos profissionais. Nos Jogos Olímpicos, Luan chega a sua primeira grande competição com a amarelinha. O jogador tem passagem pelas seleções Sub-20 e 23.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp