BNews Pet

Pesquisadores identificam dois gatos positivos para o novo coronavírus em Pernambuco 

Reprodução / Agência Senado
Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal, gatos são mais suscetíveis a contrair o vírus do que cães  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Agência Senado

Publicado em 04/03/2021, às 08h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dois gatos, de tutores do Recife e de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, testaram positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal, gatos são mais suscetíveis a contrair o vírus do que cães. As informações são da Folha Pernambuco.

A identificação foi feita por meio do Projeto Pet Covid-19, realizado por professores e estudantes do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Além dessas notificações, até o momento, outros nove casos positivos foram constatados no Brasil, sendo quatro em Curitiba (PR), dois em Belo Horizonte (MF), dois em Campo Grande (MS) e um em Cuiabá (MT). 

O grupo faz parte de um estudo multicêntrico integrado por mais cinco universidades do Brasil - as Federais do Paraná, de Minas Gerais, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, além da Universidade Santo Amaro, de São Paulo. A ideia é montar uma vigilância do novo coronavírus em animais de companhia. 

O estudo foi iniciado em outubro do ano passado e não tem um prazo específico de tempo para ser concluído. A meta é atingir um total de 100 pets testados por universidade participante para que haja um grupo significativo para análises.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp