BNews Pet

Coelho de presente: Especialistas alertam sobre adoção ou compra irresponsável na Páscoa

iStockphoto/Getty Images
Bnews - Divulgação iStockphoto/Getty Images

Publicado em 03/04/2021, às 05h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Eles são fofos, encantadores e adoram cenoura. Um dos protagonistas da Páscoa, o coelho, que representa a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida, vira um dos pedidos das crianças nesta época. Mas devemos ceder aos pedidos dos pequenos?

Segundo a titular da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, Tainara Ferreira, muitos pais agem por impulso e fazem uma adoção ou compra irresponsável.

“O coelho requer cuidados diferentes dos cães e gatos. Não vivem somente de ração, eles precisam de legumes, frutas. Necessitam de espaço amplo, precisam de madeira que possam roer. O animal não vai viver somente no período da Páscoa, é uma responsabilidade para vida toda”, afirma ao BNews.

A diretora da Dipa também alerta sobre a adaptação de um coelho em um lar que já tem outros animais. “Depende da forma que vai ser introduzido. A adoção, seja qual for o animal, precisa sempre ser feita com responsabilidade para que no futuro não venha se tornar um abandono. Até porque a gente sabe que abandono é crime. Animais não são brinquedos”, diz.

Vereadora de Salvador e defensora da causa animal, Marcelle Moraes (DEM) reforça que os coelhos exigem serviço médico especializado, que costuma ter altos valores. “Vai além de cuidados preventivos, como vacinas, alimentação diferenciada, entre outras questões. Sem essas informações, as pessoas costumam submeter os animais a condições precárias de vida, confinamento, o que levam o mesmo a grande estresse emocional”, afirma para reportagem.

A parlamentar ainda destaca que esses animais podem ter uma vida curta se fugissem de casa ou se fossem abandonados em grandes centros urbanos. “Após perceberem e passar a empolgação do momento, muitos são abandonados. O abandono de coelhos em cidade grande torna a sua perspectiva de vida bastante comprometida, visto que na cidade, estão submetidos a trânsito, escassez de alimentação, entre outras questões”, alerta. 

Adotar um animal muda completamente a vida de alguém. O amor que eles nos dão é tão grande que fica impossível retribuir à altura. Se você não tem condições de arcar com os custos do animal, não adote. 

Lembre-se: abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Importante ressaltar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.

Confira cuidados importantes que devem ser tomados antes de adotar um animal:

- Certifique-se de que você tem condições financeiras de adotar um animal. É preciso levar em consideração que existirá um aumento nos gastos mensais com  alimentação, vacinas, medicamentos esporádicos, banho, tosa e outras responsabilidades;
- Adapte a sua rotina à do seu pet. Animais precisam da sua presença e dedicação;
- Separe um lugar da sua residência para ele. O animal precisa de espaço, principalmente, se ele for de porte médio e/ou grande. Se o espaço não permitir que o animal gaste sua energia, é provável que ele provoque alguns acidentes e estrague móveis, sapatos e objetos de decoração. Para alguns animais, as telas de proteção nas janelas serão necessárias.
- Faça exames dermatológicos e descubra se você tem alergia ao pelo do animal.

Leia mais
Com solidão do isolamento social, especialistas recomendam adoção de pets na pandemia, mas apontam cuidados

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp