BNews Pet

Pandemia afeta agendamento de cirurgias eletivas no Hospital Veterinário da UFBA

Reprodução / Siunis - UFBA
Bnews - Divulgação Reprodução / Siunis - UFBA

Publicado em 05/04/2021, às 14h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A realização de cirurgias eletivas está comprometida durante a pandemia de covid-19 no Hospital Veterinário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. A informação foi confirmada ao BNews pelo diretor da unidade, João Moreira. “Estamos priorizando cirurgias não eletivas. Não é que não estamos fazendo [cirurgias eletivas], mas a prioridade é para procedimentos patológicos”, explicou.

Ainda de acordo com o professor e médico-veterinário, a unidade chegou a interromper as atividades no ano passado após a contaminação de alguns profissionais. Moreira também ressaltou que, desde o início da crise sanitária, o hospital adotou algumas medidas em combate ao vírus. Entre elas, a redução na recepção de clientes na unidade, sendo permitida, atualmente, apenas entre 7h e 15h.

“Não houve um número exacerbado de casos de covid-19 no hospital. Desde o início da pandemia, tomamos algumas medidas profiláticas de controle para diminuir a circulação de pessoas, principalmente, de grupos de risco. Paramos apenas alguns dias nossas atividades e retomamos. Diminuímos os horários de atendimento e priorizamos cirurgias não eletivas”, explicou.

Cirurgia eletiva
O Ministério da Saúde define como eletivas todas as cirurgias que não são de emergência, ou seja, não precisam ser feitas em um curto período de tempo quando a vida do paciente está em risco. As castrações são exemplos clássicos de cirurgias eletivas.

Serviço
Horário de funcionamento

Abertura dos portões: 6h – clientes devem aguardar no estacionamento

Triagem e atendimento de emergências
Segunda a quinta - 7h às 12h e 13h às 15h
Sexta – 7h às 12h

Consultas agendadas de acordo com cada setor
Segunda a quinta - manhã e tarde
Sexta – manhã

Atendimentos
Os atendimentos serão realizados somente por agendamento, à exceção dos quadros de emergência, que serão identificados na triagem. Serão priorizados os agendamentos por telefone mas, nos casos em que o paciente atendido na triagem não configure um quadro de emergência, a consulta poderá ser agendada de forma presencial e, caso haja vaga disponível, o paciente poderá ser encaixado para atendimento no mesmo dia. Os agendamentos serão realizados por um residente através do celular 71 98726-4137 e, se necessário, agendando presencialmente.

Os tutores devem informar um número de contato (preferencialmente com WhatsApp) e outro número alternativo ou e-mail para contatos posteriores. Além disso, precisam chegar ao hospital com 15 minutos de antecedência, sob o risco de perder a vaga de agendamento caso ocorra atrasos. Se possível trazer o animal em jejum alimentar de 12 horas (exceto para filhotes muito novos), devido à possível necessidade de coleta de exames laboratoriais.

Serviços prestados

  • Assistência médica veterinária nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, anestesiologia, reprodução e obstetrícia para as diversas espécies domésticas, silvestres e exóticas;
  • Diagnósticos laboratoriais relacionados à imagem, análises clínicas, anatomia patológica, bacterioses, viroses, micoses, parasitoses e toxicologia.
  • Especialidades médicas veterinárias nas áreas de ortopedia, oftalmologia, dermatologia, odontologia e oncologia;
  • Ações voltadas para saúde pública, diagnóstico, prevenção e controle de zoonoses e epizootias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp