BNews Pet

Quem fizer tatuagens e colocar piercings em animais pode ser preso no Rio de Janeiro

Reprodução / Instagram
Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 20/04/2021, às 08h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quem tatuar animais ou até colocar piercing neles pode ser preso a partir desta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro. A lei, sancionada pelo governador Claudio Castro (PSC), vale para animais domésticos e silvestres. Para o chefe do Executivo Estadual, Claudio Castro, atos como esses em animais causam dor, o que pode ser visto como maus-tratos. “Essa iniciativa visa especialmente a preservação da saúde e bem-estar dos animais”, explicou o governador.

Segundo o secretário Estadual de Agricultura, responsável pelas Políticas Públicas da Subsecretaria de Proteção e Defesa dos animais (RJPET), Marcelo Queiroz, a medida é muito importante no que tange evitar o uso de métodos que causam dor e sofrimento aos animais.

“A tatuagem em qualquer lugar do corpo sempre causa uma dor, mas a pessoa paga para sentir. Porém causar dor em um animal pelo simples fato estético, torna-se uma atitude inadmissível. O bicho não escolheu sentir aquela dor, sem contar que de acordo com veterinários, existem outros problemas, como: estresse durante o procedimento, e até processos alergênicos à tintura ou material utilizado. Fato é que, quem ama seu animal de estimação não vai querer fazer com o mesmo passe por situações como essa”, explicou Marcelo Queiroz.

Em relação a aplicação de piercings, além do estresse, existe um acréscimo na probabilidade de acidentes em animais ao prender o objeto em superfícies, podendo causar lacerações, ou mesmo agravar ferimentos em situação de conflitos com outros animais. Somando-se ao risco do fato de que dependendo do local de aplicação o animal pode se auto lesionar tentando retirar o adorno devido o incômodo, desconforto ou até mesmo dor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp