BNews Pet

Quer dar um rolé no shopping? Então cola aqui para pegar as dicas do Cãolunista do BNews

Arquivo BNews
BNews Pet estreia, nesta sexta-feira, coluna semanal com curiosidades e dicas sobre o mundo pet  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 30/04/2021, às 05h55


FacebookTwitterWhatsApp

Fala, gente! Meu nome é Oreo, tenho um ano e meio, sou da raça Border Collie e decidi me aventurar no mundo do jornalismo. Por isso, agora sou também Cãolunista do BNews e, a cada semana, às sextas-feiras, vou trazer dicas incríveis sobre o mundo pet.

Tá, confesso que odeio escovar dente, tenho medo de bola e destruo todos os meus brinquedos de pelúcia. Mas, junto com vocês, vou descobrir como resolver essas questões de comportamento. Combinado?

Dizem que eu vim lá da Grã-Bretanha...sabe, onde fica aquele país da Rainha. Sou conhecido por ser um excelente cão de pastoreio, mas aqui em Salvador eu gosto mesmo é da praia - que tá fechada, né, por causa da pandemia. Olha eu todo sensual pegando um bronze!!

E, antes que impliquem com meu ézão aberto do rolé ali no título, já digo logo: sou baiano, cheio de sotaque e axé. A galera do sudeste que diz rolê, né?! Tipo meu avô humano, lá de São Paulo...

Mais uma curiosidade: sou merle. Deu para reparar que minha pelagem é mais branca que os outros cães da minha raça? Sou tipo grisalho, igual a meu pai. Ainda vamos falar muito sobre os tipos de pêlos dos border collies e das outras raças, e o porquê a pelagem merle é um fator importante (e de risco) na hora da reprodução - por isso não posso namorar com Atheninha, meu amor!! Mas, vivo atrás dela!

Invasão Pet
Mas, hoje eu vim aqui me apresentar e dizer que, já que invadi o BNews, vou mostrar pra vocês que nós, pets, somos aceitos também em muitos lugares dessa Salvador de meu Deus, a terra dos Orixás, de Nosso Senhor do Bonfim e do Carnaval (ah, que saudade de me fantasiar e sair atrás dos Mascarados!!).

São centenas de lugares amigos dos pets aqui na cidade - e nas proximidades - pra você ir quando a pandemia der uma trégua. Tem até quem sirva biscoitos, sorvetes e petiscos que a gente pode comer!! Se você é de pequeno e médio porte, pode ir até em shoppings - (Eu ainda não posso, porque não seguro o pipi - xiii, é segredo!).

O Shopping Barra foi o primeiro a aceitar animais, desde que obedecidas algumas regras, como não irmos na Praça de Alimentação, na área gourmet, nos elevadores e escadas rolantes, a não ser que estejamos no colo. Eu peso 18 quilos, então é difícil me segurar, viu!? Ah, e só podem animais até 40 centímetros de altura.

Já o Parque Shopping Bahia, lá em Lauro de Freitas, também deixa a gente entrar pra olhar as vitrines. Podem frequentar o espaço cães até 60 centímetros, de pequeno e médio porte, exceto as raças Golden Retriever, Labrador e Old English Sheepdog - (Vixe, coitados!!).

Lá no Shopping Paseo, no Itaigara, eu posso ir e ainda bato ponto na The Black Beef pra meus humanos comerem hambúrguer e eu, tomar sorvete e comer biscoito. As regras são semelhantes aos demais estabelecimentos, e cada loja define se os pets podem ou não entrar.

No Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping as regras são iguais, e os estabelecimentos permitem a entrada de cães até 60 centímetros, sempre de coleira ou transportados em bolsas. E, se bater aquela vontade do número 2 inadiável, não se preocupe, os locais oferecem sacos coletores para recolher a sujeira.

Tem também o Shopping Paralela, onde eu sou muito bem-vindo, viu!? Já ouviram falar do Pet Park? Fica no 2º piso e é um espaço gratuito que tem bebedouros com água potável e brinquedos para os pets. Sabe, se você tem uma mamãe ou papai humano que adora fazer compras, pode ficar lá esperando eles voltarem, se tiver alguém pra te vigiar, claro. Alguns animais, no entanto, devem usar focinheira.

Já o Shopping Bela Vista recebe gatos e cachorros que estão devidamente vacinados e saudáveis. No entanto, são permitidos apenas os pets de pequeno porte, devendo os demais - médio, grande e gigante - ir apenas para os serviços de pet shop, com o uso obrigatório de focinheira. (Dancei aqui, vou ficar de fora, gente!!).

O Shopping da Bahia também é amigo dos bichinhos, permitindo a entrada de cachorros até 60 centímetros de altura. A gente só não pode ir na praça de alimentação, nas agências bancárias, cinemas, banheiros, e toda a sujeira que a gente fizer, nossos humanos devem limpar, tá? Sejam higiênicos!!

Agora, atenção amigos: em todos os shoppings, as exceções não se aplicam a cães-guias, que podem acompanhar os tutores em todos os lugares. Fiquem ligados que, na semana que vem, eu volto com dicas de cuidados com a saúde e mais lugares que permitem a entrada de bichinhos (e bichões, tipo eu, que sou grandão, quase um adolescente).

*Texto escrito pela repórter Yasmin Garrido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp