BNews Pet

MP-BA aponta descontrole de população de gatos e cães em Jequié e recomenda reforma de canil público

Reprodução/Jequié Repórter
Órgão também fixou um prazo de 120 dias para que sejam realizados projetos para a busca de alternativas ao controle populacional canino e felino, entre outras medidas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Jequié Repórter

Publicado em 21/05/2021, às 15h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP-BA)  recomendou ao município de Jequié, Médio Rio de Contas, que reforme o canil público da cidade. 

De acordo com informações do parquet, o promotor Maurício Foltz Cavalcanti, autor do documento, aponta que há descontrole sobre as populações de cães, gatos e animais de tração no município. 

O órgão fixou um prazo de 120 dias para que sejam realizados projetos em parceria com instituições de ensino, pesquisa ou ONG de proteção aos animais, para a busca de alternativas ao controle populacional canino e felino.

Dentro deste período, o município também deve promover serviço de castração e tratamento pós-operatórios de animais em situações de risco, de forma permanente, no mínimo, uma vez por semestre, mediante uso do castramóvel; e disponibilizar serviço de vacinação contra raiva, no mínimo, uma vez por semestre. 

"O planejamento de políticas municipais para a defesa e proteção dos animais deverá compreender ações de curto prazo, objetivando promover o entendimento do cidadão que possui animais sobre sua responsabilidade pela guarda responsável, bem como apresentar soluções de médio e longo prazo para que se efetive a redução do problema", defende o promotor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp