BNews Pet

Brigada K9 ficará sem viatura por 30 dias e faz apelo às autoridades para conseguir veículo locado; entenda

Reprodução/Instagram
Viatura que eles utilizam para realizar os resgates está em uma oficina para passar por uma revisão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 28/05/2021, às 17h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Brigada K9, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Salvador, que realiza cerca de 40 resgates de animais no mês, está sem viatura e faz um apelo às autoridades municipais e estaduais para que seja alugado uma camionete para possibilitar que eles continuem atuando na capital baiana. 

O comandante da Brigada K9, Emerson França, explicou ao BNews que a viatura que eles utilizam para resgatar os animais está em uma oficina para passar por uma revisão e vai ficar lá por 30 dias, mas, nesse período, eles precisam continuar atuando na capital. Ele explica que a equipe está sem o veículo há dois dias e, somente nesse período, eles já foram chamados para 15 ocorrências. 

Segundo o comandante, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fundou há alguns anos a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa) e que, nessa época, a K9 foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e incluída na diretoria, mas que eles não são chamados para nenhuma reunião. 

“A diretoria tem orçamento e eles fazem o que com esse recurso? Eles podem e devem nos ajudar. Infelizmente isso não acontece, pelo contrário, eles resolvem tudo sem a gente, marcaram três reuniões com a K9 e cancelaram todas”, disse o bombeiro. 

Em 2019, quando a diretoria foi criada, ela era vinculada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e tinha o nome de Diretoria de Bem Estar, Proteção e Defesa dos Animais de Salvador. Em 2020, o órgão foi transferido para a Secretária Municipal da Saúde com a nova nomenclatura: Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa). 

Emerson França explica ainda que a Brigada K9 faz um apelo à prefeitura e ao Estado porque eles também recebem apoio da equipe de bombeiros voluntários: “Quando a Secretaria de Segurança recebe alguma ligação no Disque Denúncia sobre maus-tratos aos animais, eles mandam a gente atender. Nós atendemos a sociedade. Não temos verbas, temos que receber pelo menos equipamentos”. 

O comandante ressalta que a Brigada K9 não está pedindo uma viatura, mas sim uma camionete locada para que eles realizem os resgates aos animais nesses 30 dias que o veículo deles estará na oficina para revisão. 

A Secretária Municipal de Saúde (SMS), em resposta aos pedidos do comandante, informou que não pode destinar recursos públicos para a Brigada K9, visto que, segundo a pasta, não existe nenhum dispositivo legal que autorize essa transação. 

Apesar disso, a SMS conversou com a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA), que afirmou estar aberta para receber e dialogar com a Brigada K9 com o objetivo de discutir a implementação de políticas públicas voltadas para a causa animal na capital baiana. 

"A Secretaria Municipal da Saúde informa que não mantém convênio com nenhuma ONG’s - Organizações não Governamentais voltadas à causa animal para destinação de recursos para operacionalização das instituições em Salvador. A DIPA - Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal, conjuntamente com a Procuradoria do Município, estuda a viabilidade legal para abertura de um Chamamento Público para habilitar entidades sem fins lucrativos que atuam na cidade", informou a pasta. 

O comandante da Brigada K9 argumenta, no entanto, que ele entrou em contato com a DIPA nesta sexta-feira (28) e eles informaram que a diretora não estava presente para conversar com ele. França afirma que a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal nunca está disponível para atendê-lo, visto que ele já marcou reuniões e ligou várias vezes para o órgão desde de que o mesmo foi criado e, segundo o profissional, eles nunca estão disponíveis para dialogar com o grupo de bombeiros voluntários. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp