BNews Pet

Cãolunista dá dicas de adestramento e fala sobre a reatividade dos cães

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 11/06/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Gente, preciso admitir uma coisa pra vocês: Oreo está um pouquinho agressivo com amigos peludos. Sim, me traumatizei depois que Teobaldo (aquele miserável) avançou em mim. Agora, eu abano o meu rabo para os outros cachorros, mas, antes que eles avancem em mim, eu avanço neles (assim funciona a minha cabeça). É um rosnado de leve, bem lindo por sinal, mas que assusta meus humanos. Então, agora eu tenho um professor de boas maneiras.

Esse tio que me ensina a não ser reativo disse a meus humanos para me mostrarem que, na verdade, são eles quem mandam em casa. Como assim não sou eu?? Fiquei confuso, porque as minhas vontades precisam ser atendidas, mas agora eu estou aprendendo a ter limites e a trabalhar com os ‘não’ que a vida me dá (pobre de mim, minha gente!!). Olha eu lindo e cheio de pose no Farol da Barra!! E ainda dizem que eu preciso adestrar!! Já nasci pronto!!

O mais incrível dessa experiência é perceber que você, humano, pode ensinar boas maneiras a seu amigo cão mesmo sem desembolsar um centavo para isso. Claro, a ajuda de um especialista é muito boa, mas a gente precisa pensar no contexto econômico em que vivemos, né?! Mas, aí cada um faz do que jeito que puder, sem grilo, sem pressão, aos pouquinhos. Nós, cães, somos hiper inteligentes e vamos entender os comandos novos.

Agora, prestem muita atenção às dicas que Oreo, o Cãolunista, vai listar aqui, tá bom?! 

  • Repetição: É de extrema importância que todo e qualquer novo comando dado a um cachorro seja repetido. Não vá pensando que a gente capta tudo de uma vez e pronto, tá feito. O adestramento de cães é um treinamento e, por isso, é essencial repetir diversas vezes cada ação até que ele aprenda o que você, humano, deseja;
  • Treinos curtos: Não adianta, novamente, achar que um intensivão vai resolver o problema. Nós, cães, precisamos de descanso - além da repetição diária dos exercícios. Então, faça (e siga) uma programação com o seu cachorro;
  • Use recompensa: E aqui é importante lembrar a vocês que a recompensa não é só comida, tá bom?! A gente ama comer, mas um ‘muito bem’, seguido de um carinho na minha cabecinha, eu amo. Ah, e um detalhe: as recompensas precisam ser rápidas para evitar que a gente perca o foco (tipo eu, que, quando passa uma mosca, já era…).

Lembram que eu falei sobre ‘saber quem manda na casa’? Então, isso é fundamental para o seu cão ser apenas um cão, e não um segurança que fica em alerta 24 horas por dia. Se ele entender quem manda, quem é o líder, ele vai relaxar e saber que não precisa estar em estado de alerta sempre (Porque a gente fica assim para te proteger, humano!!).

“Muitos donos querem que seus cães tenham um determinado comportamento, mas não se esforçam para entender a natureza do animal e muitas vezes nem sequer sabem quais são suas necessidades”, afirmou o adestrador Rafael Wisneski. Ele ainda disse que nós, cachorros, somos uma espécie que sabemos, mais do que qualquer outra, entender os seres humanos e que, para isso acontecer, você precisa se esforçar. Lembre-se, a repetição é fundamental para fixar o comando no vocabulário de seu pet.

Agora, assim como você pode educar a gente mesmo sozinho, em casa, é possível que seu comportamento nos traga traumas. Então, se ligue nas dicas para não deixar a gente com medo. Apenas para lembrar, é IM-POS-SÍ-VEL você conseguir uma mudança de comportamento da noite para o dia.

Vários comportamentos de vocês, humanos, podem provocar na gente estresse e ansiedade:

  • Uso da força: Bater, gritar e brigar com o seu cão não vai ajudá-lo a entender os comportamentos novos. Pense nisso!!
  • Punição do pet: Não existe isso de punição do animal quando ele erra, afinal, a gente só pode acertar se vocês, humanos, repetirem o exercício várias e várias vezes;
  • Culpar o animal pelos erros: Ei, somos cachorros, tá bom?! Não adianta deixar seu fone de ouvido ao nosso alcance e depois brigar se a gente comeu. Ou reclamar que eu mordi a sua havaiana. Nem vem!! 
  • Seja organizado, humano (ou, então, não tenha cachorro);
  • Seja claro com as ordens: Não vale ensinar a sentar dizendo ‘senta’ e depois querer tirar onda e falar ‘sit’ em inglês. Então, seja organizado também com os comandos que você passa para seu amigo peludo.

Essa semana eu fiquei bem P da vida, porque soube que minha amiga Chloe, aqui do prédio ao lado, foi tratada de uma forma bem ruim por um adestrador. A mãe dela contou a meus humanos que ele foi bem duro - e ela é filhotinha, uma bola de pêlo. O cara ainda prendeu a minha amiga no quarto e quis assustar ela. Claro que ele rodou!! Agora ela vai se adestrar com outro professor!!

Se mesmo com todas essas dicas seu cão continua impossível, não desista!! Procure vídeos no YouTube sobre adestramento canino, veja onde vocês está pecando na hora de ensinar a seu amigo as boas maneiras que ele precisa. E, se tiver uma grana extra aí sobrando, veja um professor pra ele - vai ajudar muito!! (Eu já estou um cachorro de exposição quando saio para passear, Maravilhoso!).

Outra dúvida é quanto à idade do animal. Mas, não se preocupe que a gente consegue aprender a qualquer tempo. Por exemplo, minha tia Gigi (já falecida, coitada), da raça Schnauzer, se mudou de Salvador para Lisboa, lá em Portugal, beeeeeem longe, e aprendeu, mesmo com 14 anos, a fazer xixi e cocô no tapete higiênico, a respeitar os limites da casa. Virou uma lady europeia linda!! 

“Claro que quanto mais velho o cão mais vícios ele terá e por isso mais dificuldade em memorizar os comandos. Mas não é impossível que aprenda”, disse o adestrador Waldemir Oliveira de Rezende, adestrador. Então, não se preocupe!! A gente tem solução! Basta que vocês, humanos, trabalhem em equipe e com muita disciplina, afinal, a gente tende a seguir tudo o que vocês sentem e dizem. Em breve, compartilho com vocês meu vídeo muito educado e brincando com outros amigos de quatro patas...já já eu fico mansinho de novo!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp