BNews Pet

Castramóvel: Faltosos prejudicam fluxo de marcações do serviço em Salvador

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/06/2021, às 11h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O serviço de duas unidades do Castramóvel, ação itinerante de castração de cães e gatos, registraram índice de abstenção expressivo nos atendimentos no mês de maio em Salvador. O índice de tutores faltosos no período chegou a 33%, de acordo com a Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador. Por causa disso, segundo a diretora da DIPA, Tainara Ferreira, outros protetores e cuidadores de cães e gatos ficam impedidos de fazer a castração dos bichos de estimação.

“É necessário que aquelas pessoas que por ventura tenham algum contratempo ou indisponibilidade de comparecer ao Castramóvel no dia agendado para fazer a cirurgia, entre em contato com a DIPA para desmarcar o procedimento. Com isso, conseguimos lançar novamente a vaga no sistema para que outros interessados possam ter acesso ao serviço”, alerta a gestora. 

Para evitar os transtornos, o órgão disponibiliza o canal telefônico através do (71) 3611-7365, exclusivo para desmarcação das castrações. “Quem não puder ir no dia, deve ligar para este número entre 08h e 17h para evitar de prejudicar o fluxo de marcações”, disse Tainara. 

Atualmente, os equipamentos itinerantes de castração estão no bairro do Bonfim e na Escola Municipal Novo Horizonte. Diariamente, são feitos pelo menos 15 procedimentos de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Serviço
As castrações podem ser solicitadas via e-mail ([email protected]) ou presencialmente nos postos de saúde. É necessária a apresentação do RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado, é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por causa da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp