BNews Pet

Fogos e comidas juninas causam riscos para gatos; veja dicas de especialistas ouvidos por Pipoca

Divulgação
O gatolista Pipoca escreve todas as segundas no BNews Pet  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/06/2021, às 05h30   @gatolistapipoca


FacebookTwitterWhatsApp

Oi, Humanos. E aí, belê? Gostei de ver, viu? Vocês fizeram tudo conforme o combinado. Muitos elogios, perguntas, sugestões. Brocaram! E por isso, vou continuar o papo semanal. Aewwww!!????

Essa semana tem São João, né? Feriado, licor, forró, comidas típicas e fogos. Affff! Malditos fogos! Quem inventou isso merece uma azunhada no meio da cara. Sinceramente, não vejo lógica, um ser humano gastar dinheiro com um negócio que só faz barulho, dá susto e perturba a vida da gente.

Vocês não têm noção o quanto os fogos são prejudiciais para nós, bichenhos. O médico veterinário Fernando Oliveira, da Diagnovet, explicou que se o estampido da bomba ou do foguete já é agressivo para vocês, humanos, imagine para os nossos ouvidos, que tem a capacidade auditiva dez vezes maior. (EU FALEI 10 VEZES!) Nós, animais, que temos orelhas para cima e abertas, justamente para captar pequenos ruídos, não suportamos grandes barulhos. 
Com o impacto do estampido, nosso primeira reação é fugir. O esquema de fuga é preocupante e perigoso, porque para tentar desafastar, saímos correndo, pulamos de grandes alturas  (janelas e basculantes) e com isso vêm as quedas, fraturas, hemorragias internas e até os óbitos. Também tem aqueles que tentam se esconder em locais de difícil acesso, ficam presos e morrem alí mesmo. ?
Sem falar que devido a uma descarga tão acentuada de adrenalina, podemos ter até paradas cardíacas.

Conheço uma galera que já se lenhou com isso. É barril!

Véi, vocês precisam ter consciência e parar com isso, inclusive acho que os políticos já deveriam ter se metido nessa parada, criando uma legislação que proibisse, de uma vez por todas, a soltura de fogos de artifício sonoros. Conversei com a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal da Prefeitura de Salvador, Tainara Ferreira, e ela falou que a Diretoria de Animais vem realizando uma campanha educativa nas redes sociais, para alertar as pessoas, através da conscientização. 
É isso, por enquanto, a gente só pode contar com o bom senso das pessoas (e não contamos ?).  Seguimos, esperando que haja respeito a todas as formas de vida. Geral precisa entender que o que é diversão para os humanos, para a gente é um sofrimento tremendo. Tem que ver isso aí, viu? O assunto é sério. 

Enquanto essa lei não sai, e há uma dificuldade de contar com a consciência das pessoas,  Dr. Fernando disse que alguns cuidados podem amenizar os impactos dessa barulheira toda. Ele explicou  que, nesse período, vocês devem tentar limitar nosso espaço de convivência, para que não hajam riscos no momento da fuga.  Podem nos deixar em um quarto, que não tenham janelas abertas, sem guarda roupa altos, lugares que possamos subir e nos prejudicar. Uma dica bacana, é quando estiver se aproximando o horário de maior incidência de fogos, colocar um som relaxante, para ficarmos zen.

Outra ideia xeque que eu vou dar a vocês, em relação a esse período junino, é a questão das comidas. Por favor, nada de oferecer amendoim, milho, bolo ou canjica, para tentar agradar a gente.  Por mais que peçamos (eu mesmo peço), vocês não podem dar. Lembre-se, em nome de Jesus, que vocês, humanos, são os seres racionais e são responsáveis pela nossa saúde. Não caiam na chantagem emocional que nós fazemos, porque os resultados podem ser fatais. O veterinário explicou que as comidas típicas possuem açúcar, sal e têm condimentos. Isso pode causar danos hepáticos e renais na gente. E a depender do tipo de alimento até transtornos gastro intestinais. 

Ele disse, que se a intenção for agradar a gente, (o que eu acho importantíssimo, né?) o ideal é oferecer petisco direcionados para espécies, em maior frequência, nos períodos festivos. 

Ahhh...Só mais uma coisa, se forem viajar coloca alguém responsável para trocar nossa àgua, colocar comida e limpar nossas caixinhas de areia. Pow, véi... barril ficar com tudo sujo e com fome, enquanto vocês dançam forró, né? Quando chegam em casa e acham tudo destruído, não sabem porque foi.  

No mais, é isso...  Se cuidem! Não esqueçam que estamos em pandemia, não aglomerem, usem mascara, bebam com moderação e bom São João. Até próxima segunda!

* Pipoca é colunista do BNews Pet e escreve todas as segundas-feiras com dicas, informações e curiosidades sobre o mundo dos gatos. 

Relacionadas:
Pipoca: o novo gatolista do BNews! Conheça a coluna sobre o mundo dos gatos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp